A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), realizará o 2º Festival do Patrimônio Cultural de Patos de Minas. As inscrições ficarão abertas de 4 a 25 de abril de 2022, devendo os interessados fazê-las no Museu da Cidade de Patos de Minas (Avenida Getúlio Vargas, 78).
O objetivo do festival é, por meio de apresentações audiovisuais produzidas por pessoas físicas (de ordem formal ou informal),valorizar e difundir os bens culturais protegidos pelo patrimônio histórico e cultural. O tema da edição deste ano é “Patrimônio Cultural de Patos de Minas: riqueza, identidade e história de um povo”.
Serão sete categorias contempladas: Congadas (Congado e Moçambique); Folia de Reis; Capoeira: roda e ofício dos mestres; Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais; Feitio da pamonha; Modo artesanal de fazer queijo minas; e Artesanato. Cada uma delas terá como premiação o valor de R$ 7.800,00, montante a ser dividido para contemplar no máximo 15 candidatos (considerando a qualidade do trabalho apresentado, ainda que com equipamentos amadores).
O edital completo com informações detalhadas sobre o processo de inscrição e de análise dos trabalhos encontra-se publicado nos sites da Prefeitura de Patos de Minas e do MuP.
A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural – DIMEP realizou um passeio pelo Núcleo Primitivo da cidade, dia 12 de março, sábado, com os alunos do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam. O professor Eduardo Cardoso, da disciplina de Projeto de Arquitetura VI acompanhou os alunos e ponderou durante o percurso, sobre as estruturas arquitetônicas pertinentes à disciplina.
A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promoveram, no último dia 14, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Realizada no Teatro Leão de Formosa, o evento trabalhou a temática “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.
Um dos objetivos do evento foi elaborar propostas e recomendações para serem enviadas à Comissão Organizadora da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de março. Na ocasião também foram eleitos os delegados municipais que representarão Patos de Minas na COEPIR.
Fonte: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/patos-de-minas-realiza-a-ii-conferencia-municipal-de-promocao-da-igualdade-racial/18/02/2022/