DIMEP/MUP

Curta nossas redes sociais:

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Exposição inaugurada em dezembro de 2020


Novo horário de funcionamento:

Segunda a sexta: 7h às 19h

Entrada gratuita

Agendamento de visitas e informações:

(34) 3822-9665 dimep@patosdeminas.gov.mg.br

Avenida Getúlio Vargas, 78 - Centro - Patos de Minas/MG - 38700-101

Notícias

Sectel promove 2° Festival do Patrimônio Cultural de Patos de Minas

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), realizará o 2º Festival do Patrimônio Cultural de Patos de Minas. As inscrições ficarão abertas de 4 a 25 de abril de 2022, devendo os interessados fazê-las no Museu da Cidade de Patos de Minas (Avenida Getúlio Vargas, 78).


O objetivo do festival é, por meio de apresentações audiovisuais produzidas por pessoas físicas (de ordem formal ou informal),valorizar e difundir os bens culturais protegidos pelo patrimônio histórico e cultural. O tema da edição deste ano é “Patrimônio Cultural de Patos de Minas: riqueza, identidade e história de um povo”.


Serão sete categorias contempladas: Congadas (Congado e Moçambique); Folia de Reis; Capoeira: roda e ofício dos mestres; Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais; Feitio da pamonha; Modo artesanal de fazer queijo minas; e Artesanato. Cada uma delas terá como premiação o valor de R$ 7.800,00, montante a ser dividido para contemplar no máximo 15 candidatos (considerando a qualidade do trabalho apresentado, ainda que com equipamentos amadores).


O edital completo com informações detalhadas sobre o processo de inscrição e de análise dos trabalhos encontra-se publicado nos sites da Prefeitura de Patos de Minas e do MuP.


Fonte: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/sectel-promove-2-festival-do-patrimonio-cultural-de-patos-de-minas/28/03/2022/

Passeio pelo Núcleo Primitivo da cidade

A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural – DIMEP realizou um passeio pelo Núcleo Primitivo da cidade, dia 12 de março, sábado, com os alunos do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam. O professor Eduardo Cardoso, da disciplina de Projeto de Arquitetura VI acompanhou os alunos e ponderou durante o percurso, sobre as estruturas arquitetônicas pertinentes à disciplina.


Patos de Minas realiza a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promoveram, no último dia 14, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Realizada no Teatro Leão de Formosa, o evento trabalhou a temática “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.


Um dos objetivos do evento foi elaborar propostas e recomendações para serem enviadas à Comissão Organizadora da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de março. Na ocasião também foram eleitos os delegados municipais que representarão Patos de Minas na COEPIR.


Fonte: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/patos-de-minas-realiza-a-ii-conferencia-municipal-de-promocao-da-igualdade-racial/18/02/2022/

Horário especial de fim de ano para visitas ao museu !!!

A Avenida Getúlio Vargas está ainda mais linda com as luzes de Natal, não é mesmo? E tem outras atrações bem legais por lá, como as exposições no Museu de Patos de Minas. Para receber você este mês e durante as férias de janeiro, o MuP está com novo horário de atendimento. Visite, conheça!

“Museu Vivo e Itinerante” estreou exposição esta semana



Como chegar:


Divulgados os premiados no 2º Festival do Patrimônio Cultural de Patos de Minas 2022


A Prefeitura de Patos de Minas divulgou, nesta segunda-feira (16/5), o resultado do 2º Festival do Patrimônio Cultural. A lista com os dois primeiros colocados em cada uma das categorias do festival e com os nomes dos demais premiados pode ser consultada em www.patosdeminas.mg.gov.br/Processos seletivos e editais diversos.


Foram sete categorias contempladas: Congadas (Congado e Moçambique); Folia de Reis; Capoeira: roda e ofício dos mestres; Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais; Feitio da pamonha; Modo artesanal de fazer queijo minas; e Artesanato. Em cada uma delas, a avaliação dos projetos apresentados foi feita com base na qualidade do trabalho, ainda que com equipamentos amadores.


http://patosdeminas.mg.gov.br/home/divulgada-a-lista-de-premiados-no-2o-festival-do-patrimonio-cultural-de-patos-de-minas-2022/16/05/2022/