Resolvemos trazer em nosso site uma coletânea de obras do autor com comentários feitos por um de nossos colaboradores, com o intuito de ampliar a visibilidade e conhecimento sobre o corpus textual produzido por Kabengele Munanga
Convite à leitura de "Superando o Racismo na Escola"
Indicamos aqui a leitura de uma obra do professor Kabengele Munanga, onde ele traz a discussão sobre o papel do/a professor/a no combate ao racismo. Essa compilação conta com a participação de vários/as professores/as negros/as, dentre outros/as pesquisadores/as - um total de 13 coautores/as - , que trazem informações relativas à forma sutil que o racismo aparece nas escolas, e como as crianças vão sentindo o impacto desta violência estrutural.
O livro vai focar em relatos e reflexões que vão do 1° a 5° ano do fundamental, apontando maneiras em que os materiais didáticos analisados contribuem, muitas das vezes, para uma estereotipação do que é ser negro/a nessa sociedade. É destacada a presença de figuras e personagens negros/as nos livros, freqüentemente como escravos ou vinculados/as a outras ocupações de serventia e tarefas de cuidado pago, sem referência ao seu passado como sujeitos e comunidades livres antes da escravidão, sem fazer alusão às lutas de libertação que desenvolveram no período da escravidão, e sem relatar às lutas atuais por direitos de cidadania.
Todas essas informações incorretas e/ou parciais podem ser ajustadas se o/a educador/a tiver à mão as ferramentas para contar, por exemplo, a história de Zumbi dos Palmares, dos quilombos, das revoltas e insurreições ocorridas durante a escravidão; rememorar a organização sócio-político econômica e cultural na África pré-colonial; e também trazer à tona a luta das organizações negras, hoje, no Brasil e no restante das Américas.
Sintam-se à vontade para mergulhar nesta obra que, dialogando no campo da antropologia e a educação, convida-nos a debater temas tão fundamentais.
-Jeferson Rodrigo