O Programa Primeira Chance implementa ações de articulação que consideram, por um lado, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes e egressos da Rede Estadual; e, por outro, as políticas públicas de desenvolvimento do Estado da Paraíba.


Desta articulação, são elaborados editais com o intuito de fomentar uma aproximação entre escolas e arranjos produtivos locais, assim como visam fortalecer as ações e parcerias já existentes. Assim, possibilita-se um desenvolvimento integrado, que favorece ganhos sociais e econômicos.


Pensados a partir das características locais, a seleção dos arranjos produtivos é estabelecida com base nas demandas e atividades desenvolvidas nos polos do Estado, sendo organizados por eixos.


        • Turismo, Hospitalidade e Lazer do Litoral
        • Agricultura Familiar
        • Têxtil, Vestuário, Produção de Moda e Couro
        • Empreendedorismo
        • Práticas Profissionais


Como regra, os editais seguem o modelo de concessão de quotas de bolsas, destinadas à prática do estágio estudantil, nas empresas cadastradas. O edital de Práticas Profissionais, por sua vez, foi inspirado nas práticas de inovação realizadas pelo College and Institutes Canada, uma organização pública canadense formada por instituições de ensino, pesquisa e o setor produtivo. Essa organização promove e amplia a capacidade empreendedora, habilidades profissionais e de pesquisa de estudantes do ensino médio, técnico e superior.


Após estudo e adaptação da proposta canadense para nossa realidade, o edital de Práticas Profissionais objetiva fortalecer as ações exitosas, preferencialmente já existentes, que envolvam a escola com os setores produtivo e comunitário. Diferentemente do estágio realizado na empresa, as práticas profissionais acontecem na escola, sob orientação dos professores e coordenador local do Primeira Chance e supervisão do gestor escolar.


As ações promovidas precisam, necessariamente, trazer uma proposta de valor que amplie as habilidades dos estudantes e sejam relevantes para a sociedade. Além desses aspectos, o potencial de inovação é um fator importante para inspirar novas ações na comunidade escolar e motivar equipes de estudantes, professores e novos parceiros, tanto do setor produtivo quanto acadêmico.


Para além da elaboração dos editais de seleção direcionados aos arranjos produtivos, o Programa Primeira Chance implementa o Banco de Talentos, composto pelo currículo de competências, habilidades e experiências dos estudantes beneficiários do Programa. O Banco de Talentos é o instrumento base para a seleção dos estudantes a serem encaminhados para as ações desenvolvidas, considerando indicadores acadêmicos e motivacionais.