Sensor de Nível D'água

O Circuito

Cada elemento do sensor (simulação a seguir) tem um circuito muito simples de ser compreendido, pois é basicamente formado por um transistor sem o resistor de base, fazendo com que qualquer corrente que passe entre o "comum" e a base (baixo ou alto), permita a passagem de corrente entre o coletor e o emissor; ou seja, a condutividade provida pela água é suficiente para ativar a condução entre o coletor e o emissor do transístor, e desta maneira, acender o LED. Senso assim, é só replicar este simples circuito para definir sensores para quantos níveis de água que forem desejados - neste caso dois. Para testar a simulação basta clicar na "Chave Geral" que fornece alimentação ao circuito e depois clicar nas chaves "Baixo" e "Alto" (que simulam o contato com a água), verificando o acendimento do LED correspondente.

Montagem e Uso

O µe-Lab contém todos os componentes necessários para a montagem do circuito, bastando que sejam feitas as conexões destacadas no circuito da simulação anterior e obviamente retirar as chaves. A Simulação a seguir mostra as conexões (sem a chave geral) citadas e permite o teste inicial - implementado através do uso dos botões de pressão.

O vídeo a seguir mostra um teste mas próximo da realidade, pois em substituição aos botões de pressão (que podem ser retirados em uma implementação definitiva) foram inseridos fios que vão até o reservatório de água, comprovando que a condutividade presente na água de torneira é suficiente para prover a corrente de base e acender os LEDs.

Para Saber Mais

Atualizado em 10/01/2023 (Cássio D. B. Pinheiro).