Meta Protoboard

A Protoboard

Uma matriz de contatos para prototipagem eletrônica, ou simplesmente Protoboard, ou Breadboard, permite ao desenvolvedor de projetos eletrônicos a montagem provisória de seus projetos (Figura 1). Nestas montagens os componentes são inserido sem uma conexão definitiva. Ou seja, são apenas "encaixados", permitindo assim o reuso destes componentes em projetos futuros.

Figura 1 - Projeto implementado em Protoboard.

Uma Protoboard atualmente pode ser adquirida por um valor relativamente baixo. No entanto, como a filosofia deste site tem como base metarreciclagem, a seguir serão descritos os passos para a construção de uma Protoboard usando materiais facilmente obtidos em oficinas de manutenção de computadores. A idéia aqui apresentada teve como base o artigo de Stone (2014), porém nesta implementação, não haverá a necessidade do uso de solda.

Material Necessário

A Protoboard aqui proposta usa apenas os conhecidos Cabos Flat, facilmente encontrados em computadores desktop. Atualmente, muitos computadores, por estarem defasados tecnologicamente, são simplesmente jogados no lixo. Os cabos Flat aqui usados são os destinados a conexão das unidades de disco rígidos ATA, de 40 pinos (Figura 2).

Figura 2 - Cabo Flat IDE de 40 Pinos.

Ainda deve ser observado o seguinte:

        • Os Cabos Flat selecionados devem ser dos computadores mais antigos, pois estes apresentam os terminais internos mais facilmente manipuláveis, o que será bem útil para este projeto.

        • É recomendado, para melhor fixar os contatos, que seja usada uma cola a base de silicone, ou até mesmo uma fita dupla face para fixação.

Montagem e Teste

A parte realmente mais complicada é a retirada do conector de 40 pinos, pois tem seus engates muito frágeis e podem ser facilmente quebrados. Obviamente, depois de quebrar um ou dois conectores, o leitor terá prática suficiente para, usando de pequenas chaves de fenda, ou outro instrumento pontiagudo qualquer, levantar os engates laterais e soltar os componentes do conector, deixando-os de acordo com o mostrado na Figura 3. Um cuidado maior deve ser tomado nesta fase, pois é muito comum que os instrumentos pontiagudos inadvertidamente acertem o local errado (dedo do montador).

Figura 3 - Conector de Cabo Flat Desmontado.

Os dois passos a seguir serão destinados à preparação de um quarto do produto. Inicialmente deve-se, usando uma chave de fenda fina ou similar, dobrar os terminais de contato interno do conector, conforme apresentado na Figura 4.

Figura 4 - Passo inicial do processo: Dobrando os terminais.

Executado o passo anterior, deve-se cruzar os filamentos de cada terminal, fazendo o contato entre um terminal e seu adjacente, conforme apresentado na Figura 5.

Figura 5 - Executando o cruzamento e a conexão dos terminais do conector.

As duas ações anteriores devem ser repetidas para as outras 3 partes do conector, deixando o produto de acordo com o apresentado na Figura 6. Observa-se que, para melhor garantir o funcionamento do conjunto, deve-se executar uma leve pressão sobre cada um dos cruzamentos feitos.

Figura 6 - Conjunto pronto para ter os cruzamentos fixados e protegidos.

Com os contatos devidamente feitos, a cobertura do conector de 40 pinos pode ser devolvida ao seu local de origem, protegendo assim as conexões recém feitas. Observa-se que a melhor fixação dos contatos pode ser feita cobrindo os cruzamentos com algo isolante e pouco rígido, de forma que a cobertura do conector faça pressão no conjunto dos cruzamentos dos terminais.

No exemplo a seguir é ligado um LED a uma fonte de alimentação através do seu resistor limitador, conforme mostrada na Figura 7. Obviamente o tamanho da Protoboard será de acordo com a necessidade do leitor, onde para uma Protoboard pequena, podem ser usados de 4 a 5 conectores de 40 pinos, colados uns aos outros.

Figura 7 - Exemplo de uso da Protoboard Caseira.

Para Saber Mais

Fontes de Conhecimento

    • STONE. Bread Board from IDE Cables. Disponível em: <http://www.instructables.com/id/Bread-Board-from-IDE-Cables/>. Acessado em 12 de agosto de 2014.

Atualizado em 02/05/2022 (Cássio D. B. Pinheiro).