Luz Noturna

O Circuito

Um circuito simples para luz noturna (ativa ao anoitecer) pode ser observado na Figura 1, onde a queda de luminosidade em um LDR faz com que o LED acenda. A sensibilidade do circuito é ajustada pelo trimpot (resistor variável), possibilitando várias aplicações, que vão desde a noturna até mesmo um detector de passagem (com a adição de uma fonte de luz fixa).

Figura 1 - Circuito da Luz Noturna.

Quanto ao circuito, ainda pode ser observado o seguinte:

        • A disposição dos transístores no circuito, configurados no modo darlington, aumenta a sensibilidade do circuito, permitindo respostas muito mais rápidas.

        • Para aumentar a carga do dispositivo controlado, basta inserir um relé no lugar do LED e seu resistor limitador. Quanto maior a potência do relé maior poderá ser a carga usada.

Material Necessário

O material usado (Figura 2) é bem fácil de ser encontrado por metarreciclagem. O resistor, entre 270 e 470 ohms, é comumente encontrado em qualquer circuito. LDRs e Relés podem ser encontrados em células foto-elétricas de iluminação pública descartadas. Os transístores são NPN de uso geral, ou equivalente. Qualquer trimpot ou potenciômetro lineares comum pode ser usado, onde valores acima de 10K podem dificultar um pouco o ajuste.

Figura 2 - Material necessário.

Montagem e Uso

A prototipagem é relativamente simples e seu processo de desenvolvimento pode ser observado na Figura 3, onde é apresentada a sequência de execução com slides desenvolvidos no Fritzing (software de diagramação eletrônica).

Figura 3 - Fases da Prototipagem.

A execução do protótipo final pode ser viste no Vídeo 1. Observa-se que qualquer obstrução de luz ou ausência dela, detectada pelo LDR, irá ocasionar o acendimento do LED.

A busca de componentes (principalmente via metarreciclagem) e a própria prototipagem dão um pouco de trabalho. Mas para quem quiser uma prévia da execução do circuito, o TinkerCAD possibilita isso. A Simulação 1 (Luz Noturna Automática) permite que você use o circuito, onde basta clicar no botão "Iniciar Simulação" e interagir com a simulação; neste caso você pode clicar tanto no LDR, definindo a luminosidade no componente, quanto no Potenciômetro, para ajustar a sensibilidade do circuito sensor.