Antes de iniciar esta atividade prática observa-se que este é um produto que pode operar, em seu uso final, com potências elétricas elevadas, as quais podem levar a morte quando não forem tomadas as medidas de segurança necessárias ao teste e uso destes tipos de circuitos.
Um relé, como descrito na postagem do "Relé Experimental", pode ser usado para acoplar circuitos de diferentes potências. No entanto, conectar diretamente relés em componentes de baixa corrente de saída (como CIs TTLs) não é muito aconselhável, pois poderia exigir corrente em demasia por parte do componente. O circuito do módulo (parte central da Figura 1) é bastante simples, onde apenas um transistor e seu resistor de base são usados como chave eletrônica, a qual permite alimentação independente ao relé, deixando ao componente, apenas o fornecimento do sinal.
Observa-se ainda no circuito da Figura 1 a adição de: i) um diodo conectado em paralelo a bobina para proteger o transistor contra corrente induzida; ii) dois LEDs e seus resistores limitadores de corrente, para indicar alimentação (verde) e acionamento (vermelho) do módulo.
Figura 1 - Circuito e Funcionamento do Módulo Relé.
Um módulo relé é minimamente composto por um relé, por um transistor e por seu respectivo resistor de base. Adicionalmente, podem ser inseridos ao circuito, um diodo de proteção e dois LEDs indicadores, com seus respectivos resistores limitadores de corrente. O transistor NPN de uso geral (BC548), o diodo (1N4007) os resistores (1KΩ) e os LEDs comuns (FLV110) são facilmente obtidos em circuitos de rádios e televisões antigos. O relé de 5 volts pode ser obtido nos antigos concentradores de fiação (Hub) para redes Ethernet. A Figura 2 mostra os componentes usados neste projeto, assim como os conectores adicionados para dar maior robustez à conexão ao conjunto.
Figura 2 - Material Obtido por Metarreciclagem.
Os testes iniciais do projeto foram feitos em placa de prototipagem (Figura 3a). Como este circuito foi idealizado pare ser usado com um produto, ou seja, conectado a microcontroladores PIC ou a sistemas como Arduino e Raspberry, optou-se pela sua montagem definitiva em placa de fenolite. Por ser uma versão inicial foi usada a placa de fenolite já perfurada (Figura 3b).
Figura 3 - Prototipagem e Produto Final.
O uso deste produto pode ser demostrado na simulação a seguir, onde um circuito equivalente ao apresentado aqui, foi prototipado usando o simulador TinkerCAD. Na simulação o módulo relé é acionado por um Arduino, o qual fornece um pulso de 1 Hz, que será usado para alternar o acendimento das lâmpadas conectadas à saída do Módulo Relé. Observa-se no exemplo que, devido ao uso de um relé com contatos reversíveis, temos chaves eletrônicas complementares, ou seja, quando uma está aberta, a outra está fechada. Na simulação estas chaves foram usadas para acender e desligar as lâmpadas de modo alternado.