Inicialmente deve ser ressaltado que o aprendizado de eletrônica na prática, usando componentes reais (tangíveis) provavelmente deve ser bem mais prazeroso e eventualmente eficiente. O aprendiz tende a compreender melhor o funcionamento de algo quando não somente observa este "algo", mas quando efetivamente participa de todo processo de construção, incluindo a busca (e o conhecimento) do material necessário para a eventual montagem de um produto. Neste contexto observa-se o foco central deste Website.
Ainda observando o descrito no parágrafo anterior, destaca-se o "algo" e o produto, que dentro das características deste projeto, devem ter o mesmo significado, sendo assim definidos como um "objeto eletrônico usável e fácil de ser construído". Esta definição caracteriza bem a proposta principal deste projeto, que é permitir ao aprendiz construir algo que o oriente ao aprendizado da eletrônica e que eventualmente possa ser usado de forma imediata, ou melhorado para um uso posterior.
É ainda importante ressaltar a existência de dois problemas neste processo de construção. Inicialmente observa-se que o custo do material para o desenvolvimento do produto é normalmente uma barreira para uma grande parte dos aprendizes. Dentro da proposta deste Website, a metarreciclagem entra como solução fundamental. No entanto, observou-se também que, ou pelo atual ritmo de atividades dos aprendizes, ou até mesmo pela pouca habilidade destes para execução das atividades relacionadas a metarreciclagem, muitos não se sentem confortáveis com esta abordagem. Como atualmente uma boa parte dos alunos já conta com computadores e smartphones pessoais, e os que não contam com esta facilidade podem usar os computadores da escola, este projeto propõe o uso de programas simuladores como suporte tecnológico ao processo de aprendizagem.
Os simuladores aqui usados têm foco em duas fases do desenvolvimento do produto, a saber: o circuito e o protótipo. O circuito (Figura 1a) representa um produto através dos símbolos de cada um dos seus componentes e do conjunto de conexões entre estes. O protótipo (Figura 1b no simulador e Figura 1c na bancada) materializa esta representação através dos componentes reais e de suas conexões. Para os produtos aqui desenvolvidos, simuladores para ambas representações serão usados, mas dar-se-á ênfase aos simuladores de protótipos, pois dão maior proximidade às implementações usáveis. Para cada fase foi selecionado um simulador e desta maneira o iCircuit foi usado para os circuitos e o TinkerCAD para os protótipos.
Figura 1 - Esquema e Protótipos de Circuitos Eletrônicos.
Finalmente destaca-se algumas características gerais dos exemplos (lista a seguir) de implementação, a saber: i) são organizados em 4 seções que descrevem o circuito, os componentes necessários, o processo de montagem e uso, assim como as informações complementares relacionadas aos conhecimentos básicos sobre o assunto abordado ou até como se aprofundar mais neste assunto; ii) as explicações sobre os circuito não tem a pretenção de esgotar o assunto sobre os mesmos, sendo apenas suficiente para que o leitor possa ter uma visão geral sobre o funcionamento do circuito proposto; iii) sempre que houver um assunto ou termo no qual o aprendiz possa necessitar de maiores informações, estas poderão ser obtidas imediatamente através do link do assunto ou termo; iv) o processo efetivo de prototipagem é apresentado através de vídeos com o passo-a-passo.