Alarme Simples

O Circuito

Este circuito pode ser usado em uma porta ou janela, para detectar uma entrada não autorizada e acionar um alarme. Para isso é usado um chave magnética (reed-switch) e um ímã, presos respectivamente a porta e a parede. Ao distanciar o ímã do reed-switch, com a abertura da porta, o alarme será acionado. Este é um circuito bem rudimentar, tanto é que ao aproximar novamente o ímã, o alarme será desligado, o que não acontece em sistemas de segurança profissionais.

A base do circuito (Figura 1) é um simples oscilador de relaxação que tem como principal objetivo gerar o sinal a ser efetivamente emitido pelo auto-falante. A frequência do circuito proposto é determinada pelo resistor de 47k e pelo capacitor de 22nF, que podem sofrer alterações, as quais irão também alterar o som emitido. Como o simulador usado para esta implementação não conta com o reed-switch, este será substituído por uma chave comum, onde o acionamento (desligado) desta chave será equivalente ao afastamento do ímã do reed-switch.

Figura 1 - Diagrama de Circuito do Alarme Simples.

Material Necessário

Para a prototipagem ou montagem definitiva, o material usado (Figura 2) é bem fácil de ser encontrado por metarreciclagem. Os resistores de 1K e 47k ohms e o capacitor de 22nF, são comumente encontrado em qualquer circuito de rádio ou TV antigos, assim como o auto-falante e a chave. O reed-switch é um pouco mais difícil de ser encontrado, mas pode ser improvisado com lâminas metálicas. Os transístores são NPN e PNP de uso geral, ou equivalente, facilmente encontrados. A fonte de alimentação (3 a 6 volts) pode ser obtida por pilhas ou carregadores de celular usado. Para o caso específico desta postagem, que irá usar de simulador para demonstrar o processo de montagem, todos os materiais já estão disponíveis no simulador 123D Circuit (atual TinkerCAD).

Figura 2 - Componentes Usados.

Montagem e Uso

A prototipagem é relativamente simples e seu processo de desenvolvimento pode ser observado no Vídeo 1, no qual é apresentada a sequência de execução e onde são detalhados os passos que vão desde a configuração dos componentes, até a interligação destes. No vídeo pode ser observada a alternância entre o simulador de protótipo e o de circuito, onde sempre são exibidos os componentes e as conexões a serem feiras. O uso é bastante simples. Ao ser executada a simulação o auto-falante pode começar a fazer o seu barulho quando a chave estiver desligada (que simula o reed-switch com a ação do ímã).

Caso queira uma prévia da execução do circuito antes de fazer a sua prototipagem, a Simulação 1 permite que você faça isso. Basta clicar no botão "Iniciar Simulação" e interagir com a simulação, neste caso você pode clicar na chave comutadora para observar a ativação, ou não, do auto-falante.

O vídeo apresentado anteriormente mostra apenas uma solução possível para a prototipagem do circuito proposto. Obviamente antes de chegar nesta solução, algumas tentativas foram feitas e erros foram cometidos. Isso faz parte do processo de desenvolvimento e da própria aprendizagem. Quando você tiver mais prática no uso do simulador, faça sua própria tentativa de prototipagem.

Para Fazer e Saber Mais

Atualizado em 03/01/2023 (Cássio D. B. Pinheiro).