Um controlador de motores é um dos dispositivos mais comuns nas áreas de automação industrial e robótica, tendo como principal objetivo manter a potência e a direção de motores elétricos. Atualmente estes tipos de controladores são implementados via microcontroladores acrescidos de drivers para os motores. Como o objetivo desta montagem é didático, apenas o controle de potência é implemento.
Este controlador para motores teve como base o circuito denominado "Controle de Motor DC", publicado na revista Circuitos e Soluções, volume 3. Observa-se no circuito da Figura 1 que dois transístores em configuração Darlington (acoplamento para aumento do ganho) são responsáveis pelo controle de potência do Motor DC. O potenciômetro de 22k em série com o resistor de 2,2k ohms controlam a corrente da base do Darlington, controlando assim a corrente do circuito. O diodo aparentemente polarizado inversamente protege os transistores contra os picos de tensão induzidos pelas escovas do motor.
Figura 1 - Circuito do Controlador de Motor.
Para a prototipagem ou montagem definitiva, o material usado (Figura 2) é bem fácil de ser encontrado por metarreciclagem. Os resistores de 220 e 2,2k, assim como o potenciômetro de 22k ohms, são comumente encontrado em qualquer circuito de rádio ou TV antigos. O motor DC pode ser encontrado em qualquer carrinho ou trenzinho de brinquedo. Os transístores são NPN de uso geral, ou equivalente, facilmente encontrados. A fonte de alimentação (6 a 15 volts) pode ser obtida por pilhas ou fontes usadas (carregadores de celular e outros). Para o caso específico desta postagem, que irá usar de simulador para demonstrar o processo de montagem, todos os materiais já estão disponíveis no TinkerCAD.
Figura 2 - Componentes Usados.
Montagem e Uso
O processo de montagem (prototipagem) é semelhante aos já apresentados nos exemplos anteriores (e.g. Temporizador Simples). O resultado da prototipagem pode ser observado na Simulação a seguir. Ao clicar no botão "Iniciar Simulação" pode-se interagir com a prototipagem através do potenciômetro virtual, que ao ter seu botão movimentado (mantenha pressionado o botão do mouse e o movimente o ponteiro do botão) altera a potência elétrica disponibilizada ao motor DC. A velocidade de rotação pode ser virtualmente observada no motor, assim como também é exibida numericamente (em rpm) no corpo do motor.
Para Fazer e Saber Mais