Relé Experimental

O Relé

Um relé é um dispositivo que tem como base um eletroímã, especialmente desenvolvido para permitir que circuitos de baixa potência possam ativar cargas em circuitos de maior potência, isolando e ao mesmo tempo conectando os circuitos. Ou seja, é uma chave eletromagnética. Um exemplo disso é um produto qualquer alimentado por pilhas (p.ex. 12 volts), ativando uma lâmpada, ou motor, alimentado pela rede de energia local, de 110 volts.

Um eletroímã é o principal componente usado na construção de um relé. Este eletroímã, ao ser ativado (pelo circuito de menor potência) irá acionar uma chave (neste contexto uma chave magnética) que permitirá a passagem de corrente no circuito de maior potência. A Figura 1 mostra o acionamento de um relé a partir de uma fonte de tensão de 12 volts (circuito da esquerda) e o consequente acendimento de uma lâmpada de 110 volts (circuito da direita).

Figura 1 - Exemplo de Uso do Relé.

Material Necessário

Para este relé experimental foi usado um simples eletroímã comporto por um parafuso e várias voltas de fio de cobre recoberto por fita plástica. Uma base de acrílico (obtido de uma antiga caixa de disquetes de 5 1/4") dá suporte ao conjunto; e uma lâmina de metal leve e flexível (contato móvel), em parceria com outro parafuso (contato fixo) e o eletroímã, compõem chave eletromagnética. Quatro elementos de uma barra de conexão (conector sindal) foram usados para dar maior robustez às conexões elétricas do relé. A Figura 2 destaca os componentes usados.

Figura 2 - Componentes Usados.

Montagem e Uso

A montagem é bastante simples (Figura 3), bastando parafusar o i) eletroímã, ii) o suporte (do mesmo material da base) da lâmina de contato, iii) a lâmina, iv) o parafuso de contato e v) o conector sindal, na vi) base de acrílico. Feito isso, basta conectar os fios de contato no conector sindal. Para o uso basta ligar a alimentação nos contatos da Bobina e o circuito controlado na Chave. Ao ligar a alimentação o circuito deverá funcionar.

Figura 3 - Exemplo de Uso.

A Simulação a seguir mostra um possível uso de um relé em um projeto com Arduino. Neste projeto, dois relés são usados como base para a construção de uma controladora automática para enchimento de caixa d'água. Dois relés interligados, de modo que o acionamento de um "trava" o acionamento do outro, ocasionando um "efeito memória". Na prática, dois sensores de inclinação poderiam ser usados em "boias" na caixa d'água, tendo estes, um papel de sensores de nível. O uso é simplificado, onde os seguintes procedimentos podem ser seguidos:

    1. Ligue as chaves Geral e da Bomba: a) Caso a Caixa D'água esteja vazia (sensores em Off), a bomba será acionada; b) Simule o enchimento da Caixa inclinando (clique no sensor e use o botão deslizante) o sensor de nível baixo (SNB); e depois o de nível alto (SNA). Observe a Bomba.

    2. Simule o esvaziamento da caixa: a) O sensor SNA será acionado - simule desinclinando o sensor SNA. b) Observe que, com o fechamento de SNA, a bomba continua desligada. Este "efeito memória" sé encerra desinclinando SNB.