Este projeto é uma "involução" do µe-Lab, já apresentado neste site. O µe-Lab, mesmo pequeno, tem um potencial para implementar algumas dezenas de experimentos, enquanto o ne-Lab pode implementar de cinco a uma dezena de experimentos. A vantagem do ne-Lab (Figura 1) é a sua simplicidade de conexões e relação ao conjunto de componentes, além obviamente do custo, que é bem menor.
Figura 1 - O ne-Lab com um Circuito Implementado.
O ne-Lab foi especialmente criado para a atividade prática inicial em cursos de eletrônica, ou para curtas demonstrações nesta área. Alguns exemplos de circuitos que podem ser implementados estão na Figura 2. Os circuitos, como pode ser observado, são simples, onde observamos as seguintes funcionalidades: i) Ligar uma lâmpada; ii) Ligar um LED e; iii) Controlar a luminosidade de um LED usando um LDR.
Figura 2 - Exemplos de Circuitos Implementados.
Assim como o µe-Lab, o ne-Lab tem uma versão digital, usando o simulador de circuitos TinkerCAD. A Simulação 1 mostra o próprio ne-Lab implementado em simulador. Inicie a simulação, pressione o botão e observe o acendimento do LED. Para alterar o brilho do LED use o potenciômetro. Caso não esteja familiarizado com estes componentes, veja o vídeo tutorial do final desta postagem e depois volte para a execução no simulador.
A Figura 3 mostra o ne-Lab com seus componentes identificados. Com excessão da micro lâmpada, os outros componentes são facilmente achados por metarreciclagem. A placa de fenolite ilhada é facilmente encontrada nas lojas especializadas - uma placa de aproximadamente R$20,00 é suficiente para montar uns 20 ne-Labs. Sendo assim, os seguintes componentes são usados:
1 Placa de prototipagem definitiva;
1 Suporte para 4 pilhas e pilhas (ou um antigo carregador de celular de 5 ou 6 volts);
1 Chaves de pressão (push-button);
1 Resistor de 470Ω;
1 Trimpot de 10KΩ a 220KΩ;
1 Capacitor de 220𝜇F;
1 LED de qualquer cor;
1 Sensores de luminosidade LDR.
Figura 3 - Componentes e Simbologia do ne-Lab.
A montagem é bastante simples, bastando soldar os componentes obedecendo a ordem descrita na Figura 3, conectando o botão de pressão em série com os pinos da alimentação e o resistor em série com o LED. Um exemplo de uso do ambiente é apresentado no vídeo a seguir, que faz uma demonstração completa, tanto das características, quanto das funcionalidades e do uso do ne-Lab.
Atualizado em 17/04/2023 (Cássio D. B. Pinheiro).