Meta Eletrônica

O Projeto e o Site

A eletrônica é uma área de estudo que requer habilidades construídas a partir de muita prática. Um dos ramos desta área que atualmente está em maior evidência é a mecatrônica, principalmente por envolver a mecânica, a eletrônica e a computação. É muito comum que os alunos sejam introduzidos ao mundo da eletrônica através das disciplinas de ciências (ensino fundamental) e física (ensino médio). No entanto, observa-se a dificuldade que o aluno tem em dar continuidade ao aprendizado; principalmente devido ao custo dos materiais e dos instrumentos necessários.

Iniciativas como o Maker Movement (que tem como base a idéia do aprender fazendo e do "faça você mesmo"), através dos Makers Spaces, disponibilizam o local apropriado para o desenvolvimento de idéias; disponibilizando assim as ferramentas, os instrumentos necessários e o suporte técnico para as atividades. No entanto, em nossa região, estas iniciativas ainda estão em fase de projeto e mesmo que já tivessem sido implementadas, nem sempre disponibilizariam o material necessário.

Neste contexto, este Web Site tem como objetivo o suporte, principalmente, para a atividade de aprendizado contínuo na área de eletrônica, através da disponibilização de tutoriais para experimentos, produtos e projetos que usem, em sua maior parte, de materiais obtidos a partir do lixo eletrônico (metarreciclagem). No que se refere especificamente ao suporte, observa-se um conjunto de elementos necessários ao desenvolvimento, tais como: i) as informações sobre componentes; ii) as formas de obtê-los via metarreciclagem; iii) os métodos para construir os projetos, e finalmente; iv) as fontes de conhecimento para aprender mais sobre o assunto.

Cássio D. B. Pinheiro (coordenador do projeto)

Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNESPA/1991, com especialização em Engenharia de Software pela UFPA, concluída em 1995, mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada pela UFPA/2006 e doutorado em Ciências com ênfase em Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável pela UFOPA/2017.