Gastronomia Porto

Pique a cebola e os alhos e refogue-os no azeite. Tempere os bifes com sal e pimenta. Junte-os ao refogado e frite-os. Retire-os, adicione ao refogado a polpa de tomate e deixe apurar. Junte o vinho e o caldo de carne e deixe reduzir. À parte, misture a mostarda com o vinho do porto. Verta sobre o molho e envolva bem.
Dissolva a farinha num pouco de água e junte tambem ao molho.
Deixe ferver até ficar cremoso. Torre o pão e corte a linguiça em tiras.Montagem:
Sobreponha as fatias de pão, os bifes, a linguiça, o fiambre e o queijo.
Cubra com mais queijo e leve a meio do forno a 200ºC, durante 5 minutos. Retire e regue com o molho. Sugestão : Sirva com batatas fritas.


Comece por cozer as tripas em água temperada com sal e 2 folhas de loureiro. Num tacho grande pique uma cebola grande e um dente alho, junte azeite e leve a refogar, junte a carne de vaca partida aos bocados e um pouco de vinho, deixe estufar lentamente, acrescentando água aos poucos. Junte a entremeada e as costelinhas para que também cozam e coloque o tomate maduro ou polpa de tomate. Junte a cenoura partida às rodelas, os chouriços e deixar estufar. Quando as carnes estiverem cozidas junte as tripas partidas e a morcela, aqui tempere com sal, piri-piri, junte +/- 1 colher de sopa cominhos e outra de colorau. Deixe estufar um pouco para as tripas tomarem paladar, de seguida junte o feijão já cozido (se cozer o feijão aproveite a água da cozedura para a calda), deixe apurar em lume brando, certifique os temperos e já está. Enfeite com salsa. Faça um arroz de alho "seco" para acompanhar, que se prepara assim: Num tacho coloque azeite e pique um dente de alho, leve ao lume no mínimo e coloque 1 medida de arroz, mexa para envolver o alho no arroz e passado uns segundos deite 2 medidas de água e mexa, tempere com knorr carne e sal, quando começar a ferver reduza o lume ao mínimo e deixe cozer.


 Demolhe o bacalhau, coloque-o num tacho e escalde-o com água a ferver.
Tape e abafe o recipiente com um cobertor e deixe ficar assim durante 20 minutos. Escorra o bacalhau, retire-lhe as peles e as espinhas e desfaça-o em lascas.
Ponha estas num recipiente fundo, cubra-as com leite bem quente e deixe ficar de infusão durante 1.30 a 3 horas. Entretanto, corte as cebolas e o dente de alho ás rodelas e leve a alourar ligeiramente com um pouco de azeite. Junte as batatas, que foram cozidas com a pele, e depois peladas e cortadas às rodelas. Junte o bacalhau escorrido.
Mexa tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempere com sal e pimenta.
Deite imediatamente num tabuleiro de barro e leve a forno bem quente durante 10 minutos. Sirva no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.