Ovar

Ovar DmTE é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Aveiro, região Centro e sub-região Região de Aveiro, com 29 765 habitantes no seu perímetro urbano.

É sede do município homónimo de Ovar com 147,70 km² de área e 55 398 habitantes (2011), correspondendo a uma densidade populacional de 375,1 habitantes/km², estando subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste por Santa Maria da Feira, a leste por Oliveira de Azeméis, a sul por Estarreja e Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.

O nome "Ovar" é um vocábulo invulgar, não existindo outra povoação em Portugal (ou no estrangeiro) com esta designação. A primeira referência, conhecida, a este nome, é feita numa carta de 12 de junho 922, de Ordonho II da Galiza e Leão, na qual são doados ao Mosteiro de Crestuma "bens consideráveis, entre os quais se contam a igreja de S. Donato e a igreja de S. João". No documento, este local é referido como porto de obal, nome que faz referência ao então rio Oval (ou Obrar), atual rio Cáster.