Gastronomia de Ovar

Comece por cozer as ovas e os camarões em água temperada com um fio de azeite, casca de cebola, sal e tabasco alho. Após 10-12 minutos, coe o caldo, reserve-o e deixe arrefecer os camarões e as ovas.

Descasque os camarões, retire as peles ás ovas, esmague-as bem com um grafo e reserva ambos, separadamente.

Entretanto, aqueça o caldo de cozimento e junte o cubo de marisco, mexendo para dissolver. Ao mesmo tempo, desfaça o pão em pedaços pequenos.

Aqueça o azeite e junte-lhe os dentes de alho laminados, adicione-o pão, baixe o lume, e vá adicionando o caldo aos poucos. Mexa bem para desfazer o pão por completo e até se obter uma consistência uniforme (se necessário, junte um pouco de água quente, caso o caldo da cozedura tenha terminado).

Acrescente as ovas esmagadas, tempere com pimenta, misture e deixe cozinhar um pouco. 

Em lume muito brando, adicionam-se os ovos e mexe-se sempre para que estes não talhem. Caso a açorda esteja muito espessa, pode acrescentar mais um pouco da água quente. 

Por fim, retifique o sal e adicione os coentros picados. Sirva de imediato acompanhada pelos camarões que reservou.


O pão de ló, também chamado bolo esponjoso, é um bolo criado pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona que, na sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento. 

Para dar inicio à receita de Ovas à Lagareiro, deve começar por lavar bem as batatas  com a pele, passá-las por sal groso, e levá-las a assar durante cerca de 45 minutos, à temperatura de 200º.

Se gostar de utilizar um tabuleiro de barro, pode lá colocar a cebola cortada às rodelas e, po cima coloque as ovas e os alhos esmagados para assim dar mais sabor.

Aproveite para temperar com sal e pimenta e regue com azeite.  Leve este tabuleiro ao forno durante 40 minutos.

Entretanto, pressione as batatas para abrirem, e junte-as com as ovas no final da cozedura destas. Acrescente o vinagre e misture muito bem.

Para decorar o tabuleiro, pode utilizar raminhos de salsa.