Gastronomia Braga

A Cidade de Braga tem uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, segundo a tradição de várias gerações, com o bacalhau a assumir-se como o prato predileto. A diversidade da paisagem natural e as influências recebidas durante séculos de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas. 

Este é um daqueles pratos típicos que nos trazem todas as recordações do Minho. Na sua confeção estão presentes a tradição e a sabedoria minhota, a cultura de um povo que é especialista em criar pratos nobres com ingredientes simples e baratos.

Os rojões à minhota são um prato pesado, à imagem de quase toda a gastronomia da região do Minho. Existem formas de os tornar mais leves e refrescantes, mas para saber isso terá que ler a receita.  Aprenda a fazer rojões à minhota!


A origem desta receita que parece passar despercebida ao paladar dos mais desatentos, poderá estar na origem de um senhor bracarense que emigrou para o Brasil e que começou a fazer o prato no seu restaurante, muito comum em terras lusitanas – o arroz de pato. Não tendo o pato feito juz ao paladar dos brasileiros, este senhor trocou o pato por frango e linguiça e daí surge a receita que viria a mudar o seu negócio.

Não podemos afirmar que esta receita seja a original, porque o mais provável é que ela tenha inspiração em qualquer outro costume da cozinha lusitana, tal como o facto das famílias portuguesas aproveitarem o resto da carne do cozido à portuguesa para preparem um risotto, onde basta acrescentar alguns legumes