Gastronomia covilhã

As Carrapinhadas contam a sua história a partir de uma receita de família com mais de quarenta anos. Feitas de maneira tradicional, as deliciosas amêndoas caramelizadas, criam a sua forma em tacho de cobre e colher de pau. Todo o processo, desde a confeção ao embalamento é feito manualmente, e na escolha da matéria prima temos especial cuidado, dando preferência a produtos nacionais.

Com espírito de inovação e criatividade, resolvemos experimentar novos sabores e estendemos a produção à avelã, ao amendoim, à amêndoa com gengibre, à noz, e à amêndoa com baunilha mantendo o mesmo toque de carinho, dedicação e tradição de há décadas.


Descascam-se os míscaros, lavam-se muito bem e são cortados aos bocados. Faz-se um refogado com o azeite e a cebola picada e mistura-se o chouriço cortado às rodelas e os míscaros. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer; se necessário adiciona-se um pouco de água. Quando tudo estiver cozido, misturam-se os ovos batidos com o sal, envolvendo bem e deixando cozer, sem secar. 

A carne deste Borrego é particularmente macia e saborosa, de paladar muito suave, com gordura intersticial e subcutânea bem distribuída. Também é designada por "borrego de canastra".

A raça Bordaleira da Serra da Estrela tem sido, desde tempos imemoriais, seleccionada para a produção de leite, o qual se utiliza na produção do famoso Queijo da Serra da Estrela. Os borregos surgem como um sub- produto desta actividade principal.

A vocação desta raça é a produção leiteira.