O INCT Caleidoscópio, através de suas Incubadoras Sociais, visa produzir e divulgar Cadernos de Orientação para promover a inclusão e o fortalecimento de mulheres quilombolas nas ciências. Essas ações sensibilizam a sociedade sobre a importância da participação feminina nas ciências e demonstram como o conhecimento científico pode melhorar as condições de vida de todas as mulheres, especialmente as pertencentes a segmentos historicamente marginalizados.
Os “Cadernos de Orientação Mulheres Quilombolas nas Ciências” são recursos educativos que destacam a importância da participação feminina na ciência e demonstram como o conhecimento científico pode beneficiar mulheres historicamente marginalizadas.
As Oficinas da Incubadora de Pesquisas Feministas Antirracistas N/NE/AM Legal resultarão na produção de três volumes dos Cadernos de Orientação para Mulheres Quilombolas nas Ciências do Norte, Nordeste e Amazônia Legal: o primeiro abordará a maternidade nas ciências, o segundo tratará do enfrentamento aos assédios e violências na universidade, e o terceiro apresentará trajetórias acadêmicas e carreiras científicas.
Com a criação do Canal digital "Caleidoscópio: Nós e Redes" e a divulgação desses materiais em universidades, em escolas públicas de educação básica e ensino médio, o INCT Caleidoscópio, através da Incubadora, espera reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso ao ensino superior para mulheres e meninas quilombolas. Essas ações promovem a inclusão das mulheres quilombolas nas ciências e contribuem significativamente para a Agenda 2030 da ONU, especialmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que trata do acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.