Doutora em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação/UFMT. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, graduanda em Sociologia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em: Psicopedagogia, Educação e Relações Raciais na Sociedade Brasileira. Servidora Pública Estadual. Professora na Faculdade EDUCAREMT - Coordenadora do NEaD. Pesquisadora do NEPRE/UFMT. Têm experiência na área de Educação e Sociologia. Atua principalmente com os seguintes temas: currículo escolar; Teorias Sociais e relações étnico-raciais; Abordagens sócio-culturais sobre Comunidades Tradicionais Quilombolas e Comunidade Tradicional de Matriz Africana; Educação das Relações étnico-raciais; Educação Escolar Quilombola e Cultura afro-brasileira.
Possui graduação em História (2013), mestrado em História (2016) pela Universidade Estadual do Haiti e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Pará (2022). É professor no Institut d’Etudes et de Recherches Africaines d’Haiti, uma entidade da Universidade Estadual do Haiti. Tem experiência na área da história eleitoral, História da raça e do movimento negro na América latina e também história da mulher.
Possui Doutorado em Ciências Sociais - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina (2014). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e políticas públicas. Anny Ocoró Loango é professora de Ciências Sociais na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Argentina). Professora e pesquisador de projetos educacionais, políticas sociais e concepção e implementação de propostas pedagógicas. Tem trabalhado em questões de afrodescendentes e educação, reconhecimento, diversidade cultural e políticas educacionais para igualdade racial. Possui mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Educação pela mesma instituição e pertence ao grupo de pesquisa Estudos Socioculturais da Universidad de los Andes (Colômbia) e ao grupo UNIAFRO da Universidad San Martín (Argentina).
Pós-Doutorando em Letras na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior em Portugal. Doutor em Inovação Educativa na área de formação de Professores pela Universidade Católica de Moçambique. Membro do Conselho Científico da Revista Jinga & Sepe da UNILAB-Brasil. Atualmente faz parte da Comissão de Gestão do ISCED-Uíge, exercendo a função de Coordenador Adjunto Para Área Académica e Vida Estudantil.
Socióloga e Antropóloga. Professora Associada ao Departamento de Gênero, Política e Cultura da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Playa Ancha (UPLA), Chile. Possui pós-doutorado em Sociologia pela Universidad de Chile (2020-2023) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2019). Integrante do Núcleo de Estudios en Género y Sociedad Julieta Kirkwood (Universidad de Chile) e do grupo de estudos internacional e interdisciplinar Colectiva Protesta (University of Massachussetts Amherst/Estados Unidos e University of Toronto Mississauga/Canadá). Suas principais linhas de pesquisa são: feminismos, movimentos sociais, ativismos, protestos, políticas públicas, América Latina. Atualmente é co-investigadora no Projeto Regular ANID/Fondecyt "La resurgencia del Antropoceno azul en Chile".
Professor Doutor contratado na NOVA FCSH integrado na CHAM, NOVA FCSH /UAc, onde foi bolsista de Pós-Doutorado (2015-2018). Tem experiência na supervisão de teses de doutorado (NOVA FCSH), teses de mestrado (UA) e monografias de licenciatura (UNICV). É presidente do Júri do Prémio Literário Januário Leite. Participa do Programa Cientificamente Provável através da CHAM, NOVA FCSH / UAc. Em 2021, com Cartas com Ciência, conquistou o segundo lugar no Prémio Go Green GO Social NOVA FCSH / Santander Universidades. É membro fundador e presidente da Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Africanas, Ibero-Americanas e Caribenhas, que teve lugar em Angola, Moçambique, Colômbia e Cabo Verde. É Consultor do Grupo de Teatro Juventude em Marcha (Cabo Verde).
Psicanalista, docente, investigadora e consultora nas áreas de género e saúde mental. São suas habilitações, a graduação em Psicologia, o mestrado e o doutoramento em Teoria Psicanalítica, todos os títulos oriundos da UFRJ (Brasil). Parecerista ha doc da SCIELO e da Comissão de Ética para Pesquisa com Seres Humanos da UCAN, integra grupos de pesquisa em organizações como a ClACS0, o CNPQ e a ANPEPP. Pertence à Universidade Católica de Angola, onde ocupa os cargos de Coordenadora do Departamento de Psicologia, Coordenadora da Comissão de Avaliação de Desempenho e Directora do Centro Interdisciplinar de Estudos e Investigação. Tem trabalhado com pesquisas sobre segmentos sociais historicamente silenciados, nomeadamente, negros, mulheres e portadores de transtorno mental.
Professor Associado da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Assis, atuando na graduação em Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus de Marília). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UNESP-Assis, Doutor em Educação pela UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP-Assis. Realizou estágio pós-doutoral e visitas técnicas na Universitat de Barcelona (2013-2016), Universidad Complutense de Madrid (2017) e na Universitat Autonoma de Barcelona (2018). Foi professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2019) e na Universidad Alberto Hurtado (2019) e na Universidad de la Republica Uruguay (2023). Chefe do Departamento de Psicologia Social, Evolutiva e Escolar (atualmente Psicologia Social) (2012-2016) e também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP-Assis (2016-2021). Foi gestor do Programa Educando para a Diversidade/Convênio Santander junto à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP (2017-2020) . Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (GT Psicologia, Políticas e Sexualidades), da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED (GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia, Cultura e Coletivos Queer - PsiCUQueer, do LIESS - Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades e do GT CLACSO Estudios Críticos en Materparentalidades. Atualmente está à frente da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade junto ao Gabinete do Reitor da UNESP. Tem como campo de estudos as políticas e os processos de subjetivação de gêneros e sexualidades nas práticas e saberes de/sobre infâncias, adolescências e juventudes a partir dos estudos feministas, pós-estruturalistas e decoloniais. Bolsista Produtividade do CNPq.
Possui graduação em Curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) e Membro da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (REDEJUBRA). Coordenou o GT Juventude e Pesquisas Participativas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), durante os anos de 2018 a 2022. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, amizade, jovens, relações sociais e alteridade; Juventude e Direito à cidade; Psicologia e epistemologias contracoloniais; Feminismo negro; Interseccionalidade. Integrante do Coletivo bell hooks: psicologia e políticas do cuidado. Integrou a equipe editorial do n. 34 da Revista de Divulgação Científica da Infância, Adolescência e Juventude (DesIdades/NIPIAC/UFRJ). Coordena o Núcleo OriGepcol Museu da Pessoa.
Advogado e professor universitário, Maismy-Mary FLEURANT é especialista em direito ambiental internacional e comparado e em direito internacional dos direitos fundamentais. As suas áreas de especialização em direito ambiental centram-se principalmente nas alterações climáticas, na legislação fluvial e lacustre e na implementação da legislação ambiental nacional. Tem um conhecimento profundo de questões de justiça e detenção, tráfico e contrabando de seres humanos, violência contra mulheres e raparigas e proteção dos direitos das pessoas LGBTI. Trabalha também no desenvolvimento organizacional, na participação cidadã e na organização das autoridades locais.
Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN).
Professor Associado e investigador do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda) onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação, e também leciona em cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Ele possui Ph.D. em Linguística Africana pela Universidade de Stellenbosch, África do Sul, mestrado em Linguística Africana (2009) pela Universidade da África do Sul (UNISA) e licenciatura em Ensino da Língua Inglesa (1999) pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED -Luanda).
Paula Andrea Lenguita é doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Pós-doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora independente do Conselho Nacional de Investigações Científicas y Técnicas e do Programa de Estudios Críticos sobre el Movimiento Obrero do Centro de Estudios e Investigaciones Laborales. Editora do livro "Resistência feminina em governos autoritários: Argentina e Brasil (1955-1968)" (2020) e do livro "68 Obrero en Argentina y Brasil: 50 años después" (2018). Em 2023, junto con Marta Rovai, edito el dossier: " A resistência das mulheres às ditaduras latino-americanas de 1950 a 1980". Da revista Caminhos Da História, 28(2). Professora de pós-graduação na Universidade de Buenos Aires e na Universidade Pedagógica Nacional.