A partir do levantamento dos dados foi definido um Plano de Trabalho que determinou o nível de detalhe do modelo. A criação deste documento é importante para que durante a criação do modelo não haja partes como LOD diferentes. LOD é o Nível de detalhamento (LOD - Level of Development) que define a quantidade de informação no modelo e a geometria deste.
Essa pergunta deve ser feita antes de começar o trabalho. A criação de um modelo BIM demanda tempo para ser criado. Deve ser evitada a intenção de criar um modelo perfeito ao real, a não ser que seja essa a intenção.
Assim, há necessidade de estabelecer dois pontos importantes: para que o modelo será utilizado e qual será o nível de detalhamento.
Quanto mais detalhes do projeto original é passado ao modelo, mais "pesado" fica e maior será o tempo para sua criação e execução das simulações. Os computadores a serem utilizados deverão estar aptos a essa tarefa. O nível de detalhamento deverá ser compatível do que se espera do modelo.
No caso do modelo do Santhiago o foco principal era extrair informações do ar condicionado, sendo assim, não houve necessidade de definir um nível de detalhamento alto.
Foi definido o nível de detalhamento de LOD 300 , que permite um estudo de volumetria, iluminação, criação de um banco de dados digital e gestão de manutenção. A edificação, por ser antiga, não possui especificações quanto as técnicas construtivas, pelo menos não foi encontrado.
A fidelidade visual da arquitetura da edificação é algo importante quando trabalhamos com edificações históricas, pois seus detalhes representam estilos e definem sua relação com a cultura de um período. Assim foi feito um teste, onde nos detalhes foi colocado LOD 400. Para realizar estas adições foi necessário incluir modelos 3D criados em outros programas de modelagem, pois os elementos possuíam muitas curvas e detalhes que o REVIT não conseguia realizar. Estes métodos exigiram uma grande quantidade de tempo para a criação de cada peça, as vezes única na edificação.
Em situações onde existiram informações técnicas para a reprodução digital, mas devido à complexidade do elemento e as limitações de tempo e foi inserido elementos genéricos em LOD 100 com links para a documentação original, contendo todas as informações.
UMAS DAS FONTES MAIS UTILIZADAS mundialmente é do Instituto Americano dos Arquitetos (AIA). O BIM Forum, entidade responsável por divulgar apoiar o uso de padrões abertos de BIM em todo o setor . Está disponível LEVEL OF DEVELOPMENT (LOD) SPECIFICATION PART I & COMMENTARY For Building Information Models and Data, de 2018. Nessa documentação é possível encontrar o nível de detalhamento de vários elementos construtivos.
É possível encontra-lo no link: https://bimforum.org/wp-content/uploads/2018/09/BIMForum-LOD-2018_Spec-Part-1_and_Guide_2018-09.pdf