43 atividades diferentes das mais diversas áreas das ciências naturais.
mais de 177 cidades visitadas desde 2006.
é possível solicitar a visita pela internet.
Veja um breve vídeo abaixo sobre esse projeto educativo:
Uma parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Fundação Cecierj.
3 linhas de pesquisa. A primeira - "Cultura científica e sociedade"; "Educação, comunicação e mediação"; "Estudo de público/audiência".
Acesse o edital no link abaixo:
Um grupo de instituições em divulgação científica iniciou, em 2009, um curso lato sensu que tem como tem como proposta a reflexão crítica sobre a interface entre ciência e sociedade, levando em consideração a multidimensionalidade e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na relação entre essas duas instâncias. Trata-se do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, resultado da colaboração entre Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPOP) e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).
O curso é destinado a portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, sendo seu público-alvo: museólogos e outros perfis ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica.
Encontro de professores:
inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 3865-2138;
Atende de 10 a 40 participantes.
Seminário de práticas docentes
encontro realizado esporadicamente;
inscrições no telefone acima;
a cada encontro, um novo tema explorado.
O Museu da Vida/Fiocruz oferece aos jovens de sua vizinhança o Programa de Iniciação à Produção Cultural, que é uma ação de educação não formal voltada para estudantes entre 16 e 19 anos, alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas da rede pública localizadas nas proximidades de Manguinhos, Maré e Alemão. O Programa oferece diferente atividades educativas, como filmes, palestras, oficinas, debates, visitas a museus e centros culturais, buscando promover a inserção dos jovens no mundo do fazer cultural.
Multimídia que funciona como um jogo. Oferece informações sobre regras básicas de biossegurança, auxiliando a percepção dos riscos envolvidos na pesquisa científica e suas possíveis conseqüências para o homem, os animais e o meio ambiente.
Amor e Sexo: mitos, verdades e fantasias traz um cinema, um posto de saúde e um jogo. Ele foi criado para levar, de uma forma lúdica, informações sobre relações amorosas e sexualidade, esclarecendo noções distorcidas e tabus. Temas como concepção e contracepção, gestação, parto, comportamento amoroso e doenças sexualmente transmissíveis são abordados em filmes do Canal Saúde/Fiocruz, pôsteres, história em quadrinhos, panfletos e uma revista virtual.
O CD-Rom apresenta parte da trajetória da divulgação científica no Brasil. Reúne 16 entrevistas de pessoas que vêm dando contribuições ao desenvolvimento da atividade no país, resgatando a trajetória desses personagens e trazendo textos complementares sobre as instituições, as publicações e os projetos citados pelos entrevistados.