Projeto realizado pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional, com objetivo de divulgar as pesquisas realizadas no Museu Nacional em Geologia e Paleontologia, incentivar a curiosidade e o pensar científico, além de demonstrar que Ciência no Brasil também é feita por mulheres comuns, que sonham e lutam pela vida que escolheram. Para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos). As oficinas são recheadas de atividades lúdicas e educativas sobre reconhecimento de minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais.
Neste momento de distanciamento social, são lives quinzenais onde falaremos sobre Meteorítica, Geologia, Paleobotânica, Paleontologia de Invertebrados, Paleopalinologia, Paleontologia de Vertebrados, Arqueologia e a presença das mulheres nestas áreas.
https://www.museunacional.ufrj.br/destaques/live_meninas_com_ciencia.html
Página seção de assistência ao ensino, SAE
https://sae.museunacional.ufrj.br/
Seção de Assistência ao Ensino – SAE, setor educativo do Museu Nacional é um órgão com a finalidade de atendimento ao ensino no âmbito das Ciências Naturais e Antropológicas, mediante assistência a um professor de ensino médio e elementar, a universitários, estudantes de qualquer nível, a escolas e ao público geral, mediante o uso de todas as suas exposições e instalações, bem como a de realizar pesquisas sobre técnicas de utilização didática das exposições para diferentes níveis de ensino”. Dentre as atribuições regimentais da SAE, estão:
Realizar estudos sobre estudos e pesquisas sobre educação em museus de ciências;
Prestar assistência ao ensino das ciências naturais e antropológicas a estabelecimentos de ensino, professores e alunos;
Orientar o público em visitas às exposições do Museu Nacional;
Organizar, realizar cursos, palestras, conferências e sessões cinematográficas educativas, para divulgação das Ciências Naturais e Antropológicas;
Organizar campanhas educativas, tendo em vista a proteção na Natureza e um melhor conhecimento dos recursos naturais, especialmente do país;
Organizar exposições próprias, temporárias ou volantes para atender aos seus objetivos educacionais;
Colaborar nas publicações do Museu Nacional e elaborar, para distribuição, obras de divulgação de conhecimentos de Ciências Naturais e Antropológicas.
Ações Educativas do museu:
Museu Nacional Vive nas Escolas
Trocar saberes com toda a comunidade escolar e divulgar a ciência são objetivos do projeto que, apenas em 2019, alcançou cerca de 9 mil alunos de escolas do Rio de Janeiro.
Encontros com a comunidade
Ocupar a Quinta da Boa Vista promovendo encontros e mostras da coleção didática, explorando diversos temas a céu aberto
Clube Jovens Cientistas
Trabalhos de campo, visitas a laboratórios e contato com as coleções do Museu ajudam a formar a nova geração de cientistas! O Clube de Jovens Cientistas reúne estudantes da rede municipal e foi um dos contemplados com o 9º Prêmio Ibermuseus de Educação.
Apoio aos Educadores
O Museu Nacional segue presente no cotidiano escolar também por meio do empréstimo de material didático. Apenas em 2019, mais de 1.200 espécimes do Museu ajudaram a tornar as aulas das escolas fluminenses ainda mais interessantes.
Coleção Empréstimo:
Coleção Zoológica
Coleção Geológica
Coleção Paleontóloga
O Museu Nacional possui pesquisas científicas voltadas para as áreas de
Era uma vez uma caixa que guardava muitos mistérios…
Um dia uma criança a abriu e algo aconteceu…
Venha descobrir com a gente os segredos do mundo guardados na Caixa Misteriosa do Museu Nacional!
Como será que a vida surgiu no planeta Terra? Como eram os dinossauros? O que são fósseis? Como os egípcios fizeram a primeira múmia? São muitas perguntas! Venha descobrir estes e muitos outros mistérios no Museu Nacional! Afinal, museu é sim lugar de criança pequena!
Público-alvo: Grupos escolares da educação infantil (a partir de três anos) ao 3º ano do primeiro segmento do ensino fundamental.
Promover a interação do público infantil com as exposições do Museu Nacional, aproximando-os das Ciências Naturais e Antropológicas;
Apresentar aos educandos hipóteses sobre a origem da vida no planeta Terra (os animais que já habitaram o planeta, como dinossauros e as preguiças gigantes e alguns do que o habitam), o surgimento dos homens e a sua influência sobre natureza;
Favorecer a observação de diferenças e similitudes culturais entre os povos indígenas e a nossa sociedade;
Estimular os sentidos e a criatividade, por meio do manuseio de objetos.
Desenvolvimento:
A atividade consiste em uma visita mediada pelas salas de Paleontologia, invertebrados marinhos e terrestres, Etnologia Indígena e Egito Antigo, por meio da qual as crianças terão a oportunidade de se aproximar de aspectos relacionados ao fazer científico, à preservação ambiental, às histórias e lendas das culturas indígenas e egípcias, por meio de contação de histórias, manipulação de objetos como fósseis e caixas entomológicas, etc.