Se baseando no projeto que o Museu proporciona com crianças menores antes do incidente do incêndio, traremos a agência para os alunos, transformando-os nos próprios pesquisadores que irão selecionar os assuntos que lhe interessam e produzir junto vídeos sobre a temática selecionada. A intenção com a produção audiovisual é de trazer agência para as os alunos através da escolha, da pesquisa e da produção do conteúdo, compartilhar o conhecimento adquirido através da visita online ( e se possível, presencial ) do museu, criando algo dinâmico e interativo ao final do projeto. Além de ampliar o conhecimento de diversas ferramentas de divulgação de conteúdo e de diversificar a maneira pela qual os alunos podem aprender e compartilhar o tema de interesse, trazendo o projeto para próximo de uma realidade que eles vivenciam diariamente pelos conteúdos das redes sociais.
Ao total serão 4 vídeos produzidos por 4 grupos e a caixa misteriosa será o centro do vídeo, o que irá apresentar à audiência o tema do vídeo e será repassado para o próximo grupo.
Com os temas escolhidos, os grupos irão pesquisar as temáticas, roteirizar os textos, escolher experimentos e atividades que possam ser aplicadas pelos espectadores dos vídeos, criar o canal na plataforma do YouTube e, após finalizados e editados, realizar a postagem dos vídeos. Idealmente, ao aplicar a sequência, após a visita ao museu ficará à critério da turma quais seriam os 4 temas. Esta sequência didática seria voltada para alunos à partir do Fundamental II.
Primeira Etapa - Visita ao Museu
Esta sequência didática pode ser utilizada tanto em um cenário de quarentena como vivemos durante este período de pandemia, como em um momento onde é permitida a visitação ao Museu. A intenção deste primeiro momento é não somente familiarizar os alunos com os temas e possíveis conhecimentos disponíveis no ambiente do Museu, mas também iniciar um processo de pesquisa com os mesmos, tanto do ambiente físico quanto das propostas onlines oferecidas. Investigar e analisar as alas favoritas, os temas que mais chamaram atenção, as exposições que mais interessaram e etc. Registros fotográficos e escritos podem ser feitos. O foco maior deste momento é expor a turma ao museu.
Segunda Etapa - Seleção de Conteúdo
Neste momento, os alunos iriam se dividir em 4 grupos para selecionar quais das alas visitadas do museu julgaram mais interessantes e assim selecionar um assunto para criar o vídeo a respeito. Parte desse processo de seleção irá envolver uma pesquisa mais profunda sobre o assunto decidido e uma organização do que será apresentado em cada um dos vídeos. Assim, separar materiais para as experiências, roteirização dos vídeos, possíveis pesquisas, enquetes online, entrevistas, gravações externas, figurinos e etc. Levando em consideração não somente a preparação para o vídeo em si, mas também um trabalho em conjunto para pesquisar e se aprofundar no assunto decidido, podendo ter apoio do próprio Museu para isto. Além de podermos juntos pesquisar diferentes tipos de programas de edição e as possibilidades existentes. Neste momento também é possível que a sala realize a confecção da Caixa Misteriosa da turma, elemento que irá introduzir o tema do vídeo e será repassado ao longo da “temporada”
Terceira Etapa - Gravações
Momentos voltados para a realização dos projetos que os alunos decidirem para os seus vídeos. Preparar os materiais para possíveis entrevistas, experiências, experimentos sociais, sketchs e etc. Também é possível usar estes momentos para a edição dos vídeos, regravações e etc.
Quarta Etapa - Criação do Canal e Divulgação
Após os vídeos serem produzidos e editados, um canal em uma plataforma de vídeo será criado pelos alunos, com uma rotina de upload dos vídeos. Assim, podemos realizar a divulgação do canal pela escola através de posters, posts nas redes sociais da instituição, reprodução dos vídeos em sala de aula, ou fazer uma intervenção em diferentes salas de aula levando a caixa misteriosa para outros colegas verem o que está dentro da Caixa e assim incitar uma curiosidade para que acessem o canal e assistam o conteúdo produzido pela turma.