CONSIDERAÇÕES FINAIS


Durante a pesquisa de campo que tratou-se de quais tecnologias um docente e mediador da aprendizagem poderia usar na sala de aula , que fora respondido por discentes do Curso de Secretariado, percebeu-se que mesmo diante de pessoas com média de idade de 21 a 24 anos, considerados jovens, ainda há uma pequena aversão a tecnologia na sala de aula, ao declararem não ter pretensão de atuar no ensino a distancia, e/ou interativo, como é o caso do SEI/SEDUC ,ademais,mais de 70% tem dificuldades com uso de certos recursos, como o datashow, fato este que é preocupante para o cenário mundial contemporâneo, em que a tecnologia esta trazendo muitos benefícios para o cotidiano dos seres humanos e na educação não é diferente.

No entanto, todos concordaram com a inclusão da tecnologia em sala de aula, e isto é um ponto positivo, pois mostra o quanto ao menos há um interesso de usar a tecnologia como instrumento mediador do ensino na prática da docência posteriormente.

Por fim, realizar este trabalho fora de grande relevância para nós futuros pedagogos, seja qual for a área de atuação, pois reforçou o quão importante é utilizar dos mais diversos meios para a mediação da aprendizagem nas escolas, ou qualquer outro lugar, sejam recursos tecnológicos que surgiram a pouco tempo, ou o jornal que é considerado por muitos sem valor, ou sem significância quando trata-se de ensino e aprendizagem.

REFERÉNCIAS

TAVARES, Marcus. O papel do jornal na educação. São Paulo-SP, 2019. Disponivel em: http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/o-papel-do-jornal-na-educacao/. Acessado em 10 de maio de 2019, as 23:30 hrs.

OLIVEIRA,Elck. IBGE constata: jovens são os mais afetados pelo desemprego. São Paulo-SP. Disponivel em : https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/12/05/ibge-constata-jovens-sao-os-mais-afetados-pelo-desemprego.ghtml . Acessado em 15 de maio de 2019, as 21:00 rs.