CARACTERÍSTICAS



Jornal impresso é lido e o telejornal é assistido. Os jornais impressos apresentam as principais notícias de sua edição na capa, conforme a classificação de seu editor. Na capa há uma hierarquização importante dos assuntos tratados, sendo que o quadrante superior é o mais valorizado, por ser aquele que fica exposto nas bancas de jornal, chamando a atenção dos consumidores.

Assim, há uma hierarquia estabelecida entre os assuntos apresentados em cada página do jornal e há também uma flexibilidade pela qual o leitor pode estabelecer a ordem em que deseja ler as notícias – e esta ordem de leitura também é determinante do discurso –, começando pelos assuntos políticos, ou pelos esportes, cultura, pulando uma ou outra notícia, enfim, ele pode estabelecer a ordem que desejar, apesar do jornal propor a sua ordem de leitura através da seqüência das notícias e dos cadernos.

O jornal impresso reproduz estes efeitos de sentido de imparcialidade através da linguagem verbal, da isenção da primeira pessoa nas reportagens (com exceção das colunas e artigos assinados), entre outras características. Mas a linguagem não-verbal reforça estes efeitos no telejornal

REFERÊNCIAS

SILVA, Débora. Textos jornalísticos. Disponível em: < http://www.alb.com.br/anaisjornal/jornal3/pdfs/002a.pdf > Acessado em : 18/05/2019 às 21h13min.