USO EM SALA DE AULA

Iniciado na França, a atividade de incluir o jornal nas escolas é fundamental para a construção de um cidadão sociável, crítico e ativo. Dessa forma, é inegável que o jornal é um excelente recurso que contem uma infinidades de conteúdos a serem explorados e inclusos na educação, seguindo este pensamento, abaixo demonstramos alguns projetos que demonstram a aplicação do jornal em sala de aula.

A alguns anos atrás a empresa de jornal impresso e digital O Liberal, deu início ao projeto 'O Liberal na escola'.

O projeto visitou inúmeras escolas da região metropolitana de Belém e região com o objetivo de é instruir os professores a aplicar recursos pedagógicos diferentes do habitual, levando para sala de aula inovação e interesse pela leitura, incentivando os alunos a lerem o Jornal, além de formar leitores com consciência crítica e política.

O projeto inclui também para os alunos e professores atividades culturais, ecológicas e pedagógicas extraclasse no Museu Emílio Goeldi e no complexo Feliz Lusitânia, além de visitas à redação do jornal, onde os estudantes entendem como o jornal é produzido desde a elaboração das pautas para os repórteres até a impressão, divisão e entrega de cada jornal nas casas dos leitores.

Na sala de aula os professores da escola utilizam o jornal de várias formas. As crianças praticam a leitura, reescrevem textos e histórias, produzem histórias em quadrinhos a partir das imagens publicadas nos jornais, entre outras atividades lúdicas.

REFERÊNCIA

Participantes de “O Liberal na Escola” conhecem instalações do jornal, Semec. Disponível em: <http://agenciabelem.com.br/clipping/detalhes/99337>Acessado em : 24 jun de 2019, as 23:00.

Projeto 'O Liberal na escola' completa 15 anos. Disponível em: <http://noticias.orm.com.br/noticia.asp?id=502060&%7CProjeto+#.XQWRrI9v_IU > Acessado em : 24 jun de 2019, às 22:30.