Texts in Portuguese


República Helênica

IGREJA DOS CRISTÃOS ORTODOXOS GENUÍNOS DA GRÉCIA

SANTO SÍNODO

www.ecclesiagoc.gr

 

 

 

Protocolo N°. 3243

Atenas, 23 de Março/5 de Abril de 2023

Para ser lido na igreja

MENSAGEM PASCAL DE 2023

“...Tu que ressuscitaste dos mortos, levanta-nos, pois caímos no pecado…”.

(Estrofe das Laudes da Ressureição [Matinas], Tom IV)

Amados Padres e Irmãos no Senhor,

O Senhor Jesus Cristo, o Salvador e Terapeuta, por Sua imensa bondade e compaixão esteve “entre nós” e passou por terríveis sofrimentos, a vergonha dos insultos e da Cruz, a morte e o sepulcro, a fim de vencer, por Seu poder, nosso inimigo, o Diabo, para matar a morte e conceder, com Sua salvífica Ressurreição, a liberdade, a vida e a Ressurreição.

Deus, o Verbo, veio à terra e Se encarnou, isto é, sem pecado assumiu nossa natureza humana, as enfermidades, a pobreza e a baixeza em uma união hipostática Consigo mesmo. Desta maneira, Ele deificou a natureza humana sem deixar de lado suas propriedades características, as quais Ele preservou inalteradas e conservou imutáveis após essa união digna de Deus. Por meio de toda a Sua obra redentora e, especialmente, de Sua Ressurreição dentre os mortos no terceiro dia, Ele abriu completamente as portas do Céu a fim de que nada pudesse impedir nossa ascensão e entrada nele.

Nosso Senhor Teantropo abre os Céus que Adão havia fechado para o nosso gênero por causa de sua desobediência. Aquele que é o único Filantropo desceu ao Hades e resgatou nosso Antepassado e os Justos de outrora que foram mantidos cativos injustamente, mas Ele espera por todos nós em Seu Reino eterno!

* * *

Cristo Ressuscitado, nosso verdadeiro Deus, regenerou-nos “da água e do Espírito” (S. João 3:5), concedeu-nos o penhor dos bens que esperamos e concede-nos benefícios ilimitados em Sua Santa Igreja, proporcionando-nos, sobretudo, a refeição espiritual da Divina Liturgia a fim de nos tornar imortais e de nos tirar dos sepulcros mais funestos do pecado.

No entanto, assim como durante Seu Advento na terra as multidões dos homens que ouviram Suas palavras divinas e viram Seus milagres surpreendentes desacreditaram por causa da cegueira de seus sentidos espirituais, da mesma forma em todas as épocas, incluindo a nossa, a maioria das pessoas desacredita, ainda que ouçam e vejam o Ressuscitado por meio de Sua Igreja, de Suas Escrituras Divinas e de Seus santos taumaturgos.

No entanto, o problema não é exclusivo dos incrédulos e falsos crentes. É também de nós, fiéis, quando sofremos derrotas espirituais de qualquer espécie e, quer por preguiça ou indolência espirituais, nós nos sentimos prisioneiros de nosso adversário, o Diabo, por conta da malignidade do pecado.

Conforme Santo Isaac, o Sírio, nos exorta, é então que devemos recordar do esforço que fizemos em outro momento, da luta que travamos e do zelo que demonstramos para sermos libertados do cativeiro espiritual. Também devemos nos lembrar dos gemidos de arrependimento que emitimos para que a negligência se afaste de nós e a consolação divina volte-se para nós novamente. Desta forma, o despertar realmente ocorre, a chama do zelo Divino é reacendida e a esperança se eleva. É então que a alma ressuscita dos mortos e retorna à sua antiga boa ordem e linhagem (ver Santo Isaac, o Sírio, Segundo Discurso). Eis a experiência da Ressurreição na nossa humilde vida!

São Simeão, o Novo, Teólogo, declara que é pela seguinte razão que Deus Se tornou homem e foi crucificado, morreu e ressuscitou: para que Ele nos concedesse a ressurreição da alma ainda nesta vida. É assim que nossa mente mui dispersa é corrigida, recolhe-se em oração e se aplica ao estudo das palavras divinas. Assim ela é curada e adquire o conhecimento e a consciência de si mesma e de Deus (v. São Simeão, o Novo, Teólogo, Capítulos Alfabéticos, Capítulo 12).

* * *

Irmãos e Padres no Senhor Ressurreto,

Cristo ressuscitou também para nós, os fiéis desta era contemporânea, que fomos batizados à maneira ortodoxa e que confessamos Sua verdade com toda a ousadia. E nós, quando nos desviarmos de alguns de Seus mandamentos salvíficos, creiamos com certeza inabalável que não deixaremos de alcançar a “cura da alma”. Mesmo para aqueles de nós que somos negligentes e ficamos para trás, o Senhor ressuscitou para nos chamar e levar à Sua santidade!

Tantos quantos jejuaram com alegria, mas também todos quantos jejuaram imperfeitamente, arrependamo-nos o suficiente para nos aproximarmos com fé da Divina Comunhão de Seu precioso Corpo e Sangue, a fim de sermos preenchidos de fragrância espiritual. Todos quantos conservaram os corpos puros da mácula de qualquer pecado carnal, fortalecidos, obviamente, pela Graça divina, aproximemo-nos da Mesa da Imortalidade, não por causa de nossa justiça, mas por causa da bondade de Cristo, o Puríssimo Noivo. Recebamos a cura da alma e do corpo e compartilhemos da exultação do deleite divino: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Salmo CXVII).

Que possamos mostrarmo-nos como verdadeiros peregrinos da Santíssima Trindade na terra, por meio de uma vida pacífica e tranqüila, e que possamos adorar nosso Deus Três Vezes Santo no Céu, pelos séculos dos séculos. Amém!

Cristo ressuscitou! Em verdade ressuscitou!

SANTO SÍNODO

Arcebispo

† Calínico de Atenas

Membros

† Justino de Euripo e Évia (Euboia)

† Gerôndio de Pireu e Salamina

† Chrisóstomo de Ática e Beócia

† Gregório de Tessalônica

† Fócio de Demétrias

† Moisés de Toronto

† Demétrio da América

† Ambrósio de Filipos e Maroneia

† Cipriano de Oropo e Fili

† Clemente de Lárissa e Platamona

† Ambrósio de Methoni

† Auxêncio de Etna e Portland

† Teodósio de Vresthena

† Cristódulo de Teópolis

† Máximo de Pelagonia

 

[assinado e selado como CÓPIA BONA FIDE].

Primeiro Secretário

† Fócio de Demétrias


República Helênica

Igreja dos Cristãos Ortodoxos Genuínos da Grécia

Santo Sínodo

Atenas, Dezembro 15/28, 2022


Para ser lido na Igreja na Festa da Natividade


Protocolo n.° 3218

MENSAGEM NATALINA DE 2022

“Da Virgem, o Senhor Jesus, nossa redenção, iluminação, 

vida e salvação, nasce agora em Belém.”

 (Tropário [da 9ª Ode] do Cânone da Antefesta da Natividade, 20 de dezembro)

Amados Padres e Irmãos, Amados Filhos no Senhor nato:

            Nosso antepassado Adão tornou-se um inimigo de Deus no Paraíso de deleite por conta de sua desobediência. Partiu dali, legando a nós, sua descendência, oposição à Vontade Divina. Todos temos dentro de nós sementes para o repúdio da obediência a Deus, o que nos leva à apostasia e à perdição.

            No entanto, o Novo Adão, nosso Senhor Jesus Cristo, desceu à terra, nascendo  do Espírito Santo e da Virgem Maria em Belém, não só para corrigir a culpa do velho Adão, mas também por causa de todos nós, seus descendentes infelizes, que também pecaram e pecam.

            Podemos não ter conhecido o velho Adão pessoalmente, mas quando pecamos, fazemos exatamente o que nos coloca em seu mesmo nível de desobediência. Da mesma forma, quando não pecamos, mas mantemos nossa bendita obediência ao Novo Adão, nosso Senhor Jesus Cristo, então permanecemos em uma relação de familiaridade e comunhão com o novo e verdadeiro Genearca [o Progenitor de nossa estirpe], quem nos oferece a impecabilidade como um dom! (v. São Simeão o Novo, Teólogo, Capítulos Alfabéticos, Capítulo 5).

            Esta é a familiarização mais maravilhosa, importante e sublime que temos nesta vida: a comunhão pessoal com Cristo, o Salvador, em Sua Santa Igreja Ortodoxa, para que possamos cumprir nossa divina vocação eterna no Reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

* * *

            Nosso Senhor encarnado realizou toda a obra salvífica da Economia Divina, para que possamos crer nela profundamente, para que possamos aceitá-la em nossas vidas e receber, por meio dela, o dom do Espírito Santo por meio dos Santos Mistérios e das santas Virtudes. Sem o Espírito Santo, permanecemos miseráveis e indefesos, desafortunados e vulneráveis, inseguros e cativos. Nossos interesses estão confinados ao aqui e agora e permanecemos frívolos, corruptíveis, efêmeros e mundanos. Por esta razão, o cultivo e a exaltação das paixões dão origem a guerras e conflitos em nosso mundo, dentro de nós, ao nosso redor e em todos os lugares da terra. 

No entanto, quando permitimos que o Espírito Santo nos visite e habite em nós, Ele nos regenera e nos reforma, santificando nossa mente, nossa consciência e todos os nossos sentidos. Então, a vida corruptível que se aninha dentro de nós e arrasta o apetite da alma para os apelos e desejos carnais e mundanos, passa a dar lugar ao estado novo e abençoado de incorruptibilidade. Assim é que adquirimos um gosto pelo Céu, uma porção de sua luz e de seu calor. Nossa alma é estimulada e participa com exultação da serena melodia angélica. Da mesma forma, uma profunda paz e bênção se alastram na outrora escura, úmida, fria e inóspita terra do nosso coração.

            Cristo nasceu para mudar radicalmente os critérios e suposições humanas, para refutar categoricamente tudo quanto era até então considerado um estado e realidade inalcançáveis e inimagináveis. Ele veio para nos oferecer a vida verdadeira, isto é, para transformar o mal em bondade, corrupção em incorrupção, pecado em virtude, inferno em paraíso, terra em céu, homem em deus!

* * *

Amados Irmãos e Irmãs,

            Como podemos realizar tais coisas em nossa vida diária? Por meio do arrependimento! O arrependimento muda e transfigura tudo no homem. Ele contém em si o poder criativo e o poder divino, os quais começam com pequenas mudanças: do pecado para a virtude e avança infinitamente até a santidade.

            Se sua mente para de preocupar-se com tudo quanto é impuro e pernicioso, se suas palavras cessam com a malvadez, se seus sentidos deixam de lado o pecado real, então nasce um novo homem: o espiritual. Este é o verdadeiro cristão.

            Se seus olhos derramarem lágrimas amargas de arrependimento por qualquer maldade que tenha acontecido, se forem feitas promessas de verdadeiro arrependimento e elas forem cumpridas, de modo que as transgressões constantes terminem, então o homem em Cristo vive e cresce. E ele se esforça, com todo sacrifício, para não sucumbir a nenhum tipo de impiedade, falta de vergonha e ganância, para não perder a Graça. Acima de tudo, ele está especialmente atento a não se desviar em severidade, vingança ou insensibilidade para com o próximo, quem quer que seja esse próximo, pois se assim o fizer, ele perderá seu arrependimento salvífico e, desta forma, sua dura labuta terá sido em vão e sem valor.

* * *

            Amados Irmãos,

            Que nós possamos, por ocasião da Natividade do Divino Infante, permanecer fiéis e inspirados por Deus, honrados e sinceros, batalhadores e atentos, jubilosos e esperançosos, arrependidos e misericordiosos, firmes e perdoadores e, sobretudo, verdadeiros e autênticos. E que o Deus da paz, do amor e da verdade abençoe-nos e permaneça conosco, como Emanuel, por todos os nossos dias, até o fim dos tempos. Amém!

Cristo Nasceu!

Santa Natividade, 2022

SANTO SÍNODO

Arcebispo

† Calínico de Atenas

Membros

† Justino de Euripo e Évia (Euboia)

† Gerôndio de Pireu e Salamina

† Chrisóstomo de Ática e Beócia

† Gregório de Tessalônica

† Fócio de Demétrias

† Moisés de Toronto

† Demétrio da América

† Ambrósio de Filipos e Maroneia

† Cipriano de Oropo e Fili

† Clemente de Lárissa e Platamona

† Ambrósio de Methoni

† Auxêncio de Etna e Portland

† Teodósio de Vresthena

† Cristódulo de Teópolis

† Máximo de Pelagonia

 

[assinado e selado como CÓPIA BONA FIDE].

Primeiro Secretário

† Fócio de Demétrias

 

******************** ******************** ******************** ******************** ******************** ******************** ********************