1) Identifique qual será o objetivo de aprendizagem do projeto
Esta informação pode surgir dos seus planos de aprendizagem, notícias, textos ou até mesmo conversas.
Ao identificar um problema que se relaciona com o conteúdo ministrado e/ou com os futuros desafios que os estudantes enfrentarão no mundo do trabalho, o professor pode definir os objetivos de aprendizagem do projeto.
2) Preencha os documentos Contexto e Briefing
O documento de Contexto nasce a partir da identificação do objetivo de aprendizagem do projeto.
Este documento auxilia a elaboração da contextualização do projeto para os estudantes, oferecendo referências e os aproximando do desafio a ser resolvido. Apresenta aos estudantes links para podcasts, videos ou textos que completem a compreensão sobre o cenário do projeto. Você pode baixar este e outros modelos de documentos aqui.
Juntamente ao documento Contexto, deverá ser preenchido o documento Briefing. Nele, o professor coloca-se no lugar do cliente que está enfrentando o problema, apresentando suas demandas, prazos de entrega e principalmente o que se espera que seja entregue pelos estudantes (artefatos).
O preenchimento deste documento ajuda os estudantes a entenderem de forma precisa qual é o problema a ser resolvido durante o projeto e quando entregar os artefatos. Você pode baixar este e outros modelos de documentos aqui.
Faça a leitura em sala de aula dos documentos e os apresente para a turma. É um momento para responder eventuais perguntas que os estudantes tenham sobre o projeto e eleger os primeiros Facilitadores(a).
Nesta etapa também são formadas as equipes. Nossa sugestão é que sejam equipes com quatro estudantes cada. Eventuais ajustes podem acontecer caso o professor ache necessário.
Na Leve recomendamos que os projetos aconteçam em quatro semanas, cada semana corresponde a uma sprint e são distribuídas da seguinte maneira:
1ª Sprint - Descoberta: sempre realizada na primeira sprint, é a investigação sobre o projeto, saiba mais neste link.
2ª Sprint - Execução: sprint para construção do artefato, para saber mais sobre o artefato acesse este link para saber mais sobre a sprint de Execução acesse este link.
3ª Sprint - Execução: sprint para melhoria do artefato,
4ª Sprint - Execução: sprint com a entrega final do artefato.
Auxilie as equipes na organização das tarefas que devem ser realizadas para a conclusão do projeto. No papel de Orientador(a), é preciso auxiliar a turma para que sejam estabelecidas quais são as tarefas a serem concluídas. As equipes devem colaborar com a lista de coisas para fazer e internamente devem decidir quem será responsável por cada tarefa.
As equipes trabalham no que foi definido em Planejamento. Fora do ambiente de sala de aula, a Execução é a etapa que os estudantes em equipes, desenvolvem o projeto, construindo o artefato que será entregue.
Avalie e dê feedback para as equipes. Esta etapa é dedicada à avaliação e reflexão sobre os artefatos entregues pelas esquipes. É o momento do feedback do Orientador(a) que servirá de insumo para os ajustes e melhorias no artefato para a sua próxima entrega.
Propicie a reflexão sobre o processo de trabalho de cada equipe.
Este momento é para a reflexão das equipes sobre como foi o seu desempenho na maneira de executar o projeto. É pautada por 4 perguntas que devem ser respondidas por cada equipe através do seu Facilitador(a), são elas:
Em relação ao processo realizado na sprint que passou, o que deu certo?
Qual foi a maior dificuldade enfrentada na execução desta sprint?
Como esta dificuldade foi resolvida?
O que a equipe irá melhorar no processo para a próxima sprint?
Ao final desta etapa uma nova sprint pode se iniciar ou caso esta seja a última (sprint) parte-se para a etapa de Desembarque.
Planejamento, Execução, Review e Retrospectiva formam uma sprint (um ciclo) que pode ser repetido a critério do professor(a), quantas vezes ele avaliar serem as mais adequadas. Nós recomendamos que sejam utilizadas 4 sprints.
Depois da realização das sprints, chega a hora de após o recebimento do artefato final dos estudantes, o professor incentiva-los a darem publicidade aos seus resultados. Recomendamos que esta divulgação possa ser feita na própria faculdade/universidade através de mostras, banners ou palestras desenvolvidas pelas equipes.