A Execução acontece fora do ambiente de sala de aula, ela é o "trabalho de casa" que os estudantes fazem durante a semana que antecede a próxima aula.
Cada equipe independentemente realiza sua tarefas (previamente divididas entre os integrantes), esta etapa autônoma permite que os estudantes realizam uma imersão no desafio, construindo os artefatos esperados para a sprint.
Caso o Orientador ache adequado, é possível definir um canal de comunicação durante a etapa de Execução, para que os Facilitadores de cada equipe tragam suas dúvidas durante a semana. Nossa recomendação é que caso o Orientador decida faze-lo, este momento de orientação tenha canal, data e horários pré-acordados, por exemplo: "sexta-feira de 14:00 às 15:00, via Google Meet".
O fim da etapa Execução os artefatos devem ser entregues para o Orientador, preparando assim o início da próxima etapa: a Revisão.
A primeira vez que a Execução acontece é na Sprint de Descoberta.
Esta sprint demanda muita atenção do professor e dos estudantes pois as equipes com melhor desempenho nesta sprint, tendem a ter um melhor resultado na sprint final.
É possível que algumas equipes tenham dificuldades em entender o problema proposto pelo projeto, novamente é preciso atenção do professor para este ponto.