Nesta etapa o professor assume o papel de Orientador do projeto e é feita a leitura do documento Briefing para a turma, apresentando o cliente e suas demandas, deste modo, inicia-se a apresentação do problema que ele enfrenta. Também são apresentadas neste momento as datas de entrega e quais artefatos são esperados, como foi definido na etapa anterior (Projeto). Durante a leitura do Briefing os critérios de aceitação devem ser esclarecidos para os estudantes.
Por ser literalmente o "embarque" das esquipes no projeto, este momento também serve para que o Orientador responda eventuais dúvidas das equipes a respeito dos artefatos a serem entregues, como será feita a avaliação e sobre o funcionamento do processo. Em Exemplos disponibilizamos um slide (.jpg) com um mapa resumido sobre o processo, para auxiliar a apresentação aos estudantes.
Neste momento deve-se apresentar aos estudantes a estrutura das sprints da dinâmica da Leve, por exemplo:
1ª Sprint - Descoberta: sempre realizada na primeira sprint, é a investigação sobre o projeto, saiba mais neste link.
2ª Sprint - Execução: sprint para construção do artefato, para saber mais sobre o artefato acesse este link.
3ª Sprint - Execução: sprint para melhoria do artefato,
4ª Sprint - Execução: sprint com a entrega final do artefato.
O próximo passo é a apresentação do documento Contexto, que trará links para artigos, reportagens, textos, videos ou podcasts cuja a curadoria foi feita pelo professor e que podem auxiliar as equipes a entenderem mais profundamente o problema do projeto. Este documento também ajuda as equipes no inicio da Sprint de Descoberta a nortearem o início de suas investigações sobre o domínio do problema.
Outra ação importante é a formação das equipes. Na LEVE, sugerimos que as equipes formadas não sejam tão grandes a ponto de não permitir o acompanhamento pelo Orientador ou impossibilitem a divisão equânime das tarefas, mas também não sejam tão pequenas a ponto de sobrecarregar os estudantes da equipe.
Após a formação das equipes, cada uma delas deve escolher qual dos seus integrantes será o Facilitador. Se possível, este papel deve ser desempenhando por todos da equipe em formato de rodízio que deve ser feito em cada sprint. Para saber mais sobre quais são os papéis de cada um clique aqui.
Esta preparação encerra a etapa de Embarque e dá início ao Planejamento.
No Embarque é possível que alguns estudantes não entendam o projeto, no entanto é importante que o professor tire as dúvidas para que as equipes tenham um bom desempenho.
Sugerimos que cada grupo de estudantes escolha o nome da sua equipe para que comecem a trabalhar juntos em uma primeira decisão.
Em embarque é preciso deixar bem claro o que se espera das equipes.