Inicialmente o Orientador a partir das entregas feitas no final da etapa anterior (Execução) avalia o desenvolvimento das equipes. Caso deseje um maior detalhamento do que foi feito é possível acompanhar o desempenho dos integrantes de cada equipe pelo Trello ou outro quadro definido pelo Orientador.
A forma de avaliação dos artefatos e desempenhos é decidida pelo professor, na LEVE sugerimos que ela seja feita através de rubricas. Caso você deseje ver um exemplo desta rubrica clique aqui.
Cada equipe representada por seu Facilitador deve apresentar seus resultados e juntamente com esta apresentação, a equipe é convidada a analisar o artefato entregue e socializar com a turma quais foram suas dificuldades e acertos no desenvolvimento do artefato. Detalhe é importante: a discussão deve girar em torno do artefato construído, suas características e qualidades, mas não deve discutir sobre o processo de faze-lo.
Após a apresentação dos resultados da equipe e o feedback do Orientador, a equipe em destaque imediatamente já passa para a próxima etapa: Retrospectiva.
Aqui nesta etapa, antes de apresentar sua avaliação, o professor deve incentivar que cada equipe através do seu Facilitador, apresente sua avaliação sobre o que foi construído.
É importante que o feedback do professor esteja de acordo com o que determinado para o produto em critérios de aceitação.
O Roteiro de Aula pode ser uma ferramenta muito útil para organizar as ações nesta etapa.