Em Planejamento, o Orientador deve juntamente com os estudantes elencar as tarefas que devem ser realizadas até o final do projeto para a sua conclusão. As tarefas então, organizadas em uma lista, são primeiro dividas entre as sprints do projeto, assim os estudantes ficam cientes do que deve ser feito em cada semana e deste modo adicionando mais informações sobre as entregas.
Em um exemplo simplificado seria:
Em um projeto onde estudantes de Design Gráfico precisem entregar uma proposta de embalagem para o cliente fictício, algumas tarefas precisam ser realizadas:
Ampliar o entendimento sobre o cliente, seu público-alvo, seu produto e sobre o mercado ( passos a serem realizados na Sprint de Descoberta);
Preparar um quadro com referências de formas e cores (chamado moodboard) que servirão como referência para embalagem;
Construir uma primeira versão da embalagem, em papel para analisar a disposição dos seus elementos;
Construir uma primeira versão em modelo digital para aprovação do cliente.
Nesta lista simples, temos quatro tarefas que podem ser divididas em quatro semanas (sprints). Em outras aplicações, mais tarefas podem ser apresentadas e mais de uma pode ser concluída em cada semana. Em Planejamento, Orientador e equipes avaliam a distribuição das tarefas levando em consideração sua complexidade e seu tempo de conclusão.
Depois do alinhamento sobre o que será feito em cada semana e a reafirmação dos artefatos esperados, cada equipe, internamente definirá a distribuição das atividades entre os integrantes. Frequentemente uma tarefa demanda mais de uma ação para ser concluída, estas ações devem então ser divididas entre os integrantes da equipe. Os critérios desta divisão são definidos por cada equipe e podem incluir tempo disponível, habilidades com ferramentas específicas ou conhecimento prévio sobre o tema entre outras variáveis.
A distribuição do que deve ser realizado por cada integrante da equipe deve ser registrado em um quadro para que todos saibam o que cada um está fazendo, inclusive o Orientador para que possa companhar o desempenho dos estudantes. Na LEVE recomendamos a ferramenta gratuita Trello. Para saber mais sobre a utilização do Trello, você pode clicar aqui.
Vale a pena destacar que mesmo trabalhando com o mesmo tema e com as mesmas tarefas, é esperando que cada equipe apresente artefatos e soluções diferentes para o problema. Isso decorre das diferentes configurações dentro de cada equipe e pode ser explorado pelo professor como forma de mostrar a diversidade de respostas possíveis para um mesmo desafio.
Após todo o planejamento, o projeto passa então para e etapa de Execução.
Nesta etapa o professor precisa permitir que cada equipe planeje suas atividades, mas deve deixar bem claro o que se espera na entrega.
A apresentação de um exemplo por parte do professor, pode ajudar os estudantes em suas listas.