Estes itens podem varias dependendo do Curso, da Disciplina ou dos objetivos de aprendizagem. Em alguns casos por exemplo, o artefato pode ser um relatório descrevendo o que foi realizado ou as descobertas feitas.
É possível ainda que o artefato seja uma apresentação dos resultados alcançados. O artefato pode ser um protótipo, uma maquete ou outro item que possa ser confeccionado pela equipe e avaliado pelo professor. Ele deve ser entregue no final de cada sprint, no finalizando a da etapa de Execução.
Evidentemente o artefato precisa atender o que foi especificado no documento Briefing como a demanda do cliente, atendendo os critérios de aceitação definidos em Projeto e apresentados em Embarque.
É possível ainda que devido às características do projeto o artefato seja apenas um e que ele seja melhorado a cada sprint, por exemplo:
1ª Sprint - Descoberta: investigação sobre a construção de um banco de dados - artefato entregue: relatório da Descoberta;
2ª Sprint - Execução: construção da primeira versão do banco de dados - artefato entregue: apresentação do banco de dados versão 1;
3ª Sprint - Execução: atualização da versão inicial a partir dos feedbacks recebidos - artefato entregue: apresentação do banco de dados versão 2;
4ª Sprint - Execução: atualização da versão 2 - artefato entregue: apresentação da versão final do banco de dados.
Recomendamos que os critérios a serem avaliados no artefato sejam comunicados previamente aos times, garantindo assim transparência no processo e norteando algumas das decisões das equipes.