Em Projeto, é elaborado previamente pelo professor, a partir dos objetivos de aprendizagem, um projeto que permita aos estudantes movimentarem os saberes associados a este objetivo de aprendizagem. A etapa Projeto é realizada antecipadamente pelo professor para que na etapa Embarque o projeto possa ser apresentado aos estudantes.
No contexto da LEVE um projeto é composto pela definição do problema, datas das entregas, artefatos esperados, assim como o preenchimento dos documentos Briefing e Contexto.
Ideias para o problema podem surgir de pesquisas online, reportagens ou até mesmo conversas, o importante é que o problema seja significativo para os estudantes, pois assim é esperado o aumento do engajamento dos estudantes com o projeto.
Uma sugestão de escrita de problema é:
[quem] + [o que precisa] + [para qual objetivo]
por exemplo:
[Uma rede de supermercados] + [precisa de um sistema de controle de estoque] + [para acompanhar em tempo real suas movimentações]
ou
[Um escritório jurídico] + [precisa de uma campanha publicitária] + [para aumentar sua visibilidade e aumentar os contratos]
ou
[A redação de um jornal] + [precisa de um podcast que trate de uma reportagem específica] + [para alcançar mais pessoas]
No item [quem], caso o professor ache interessante, é possível adicionar um nome para o cliente fictício, por exemplo: [A rede de supermercados Bom Demais]. Este item define quem é o dono do problema que precisa ser resolvido. Durante o projeto, o professor no papel de Orientador deverá responder as dúvidas adicionais que os estudantes possam ter em relação ao dono do problema.
No item [o que precisa] é indicado o que deve ser feito pelos estudantes. Este item tem ligação total com o objetivo de aprendizagem e deve permitir que as equipes tenham uma visão clara do problema a ser solucionado, para que não haja dúvidas em relação às entregas esperadas.
O item [para qual objetivo] deve explicar o motivo da demanda do cliente. Para que ele precisa disso. Este item é importante para orientar o desenvolvimento do projeto pois a solução do problema só estará completa se atender seu objetivo. Se o cliente [precisa de uma campanha publicitária], essa demanda só será completamente atendida se a campanha publicitária [... aumentar sua visibilidade e aumentar os contratos].
A LEVE possui um documento específico que deve ser preenchido com o problema, é o Briefing, e o seu modelo pode ser baixado neste link.
Com a definição do problema, o professor precisa decidir quais serão os artefatos esperados. Os artefatos podem ser: relatórios, apresentações, protótipos, maquetes ou outros elementos que ofereçam indícios sobre a aprendizagem das equipes. Outra opção é que o artefato entregue seja melhorado a cada sprint (ciclo), por exemplo: se na primeira entrega foi apresentado um protótipo de aplicativo, após os feedbacks do professor, na semana seguinte o protótipo é reapresentado em uma segunda versão com melhorias. Estas melhorias podem ser realizadas até a entrega final.
No Briefing, o professor deve definir os critérios de aceitação dos artefatos, ou seja, quais as características que o artefato precisa ter para ser aceito. Estes critérios serão explicados às equipes posteriormente no Embarque.
A LEVE recomenda que na Sprint de Descoberta (1ª sprint) o artefato entregue seja um relatório, mas o professor tem autonomia para escolher outro artefato que permita que os estudantes apresentem suas descobertas sobre o problema. Para saber mais sobre a Sprint de Descoberta, acesse este link.
Outra informação importante que deve ser definida na etapa de Projeto é a data de entrega dos artefatos. É preciso que o professor estime de acordo com o problema, quanto tempo o projeto demanda e dividir o tempo em semanas (sprints), distribuindo o que será entregue em cada uma das sprints do projeto. Por exemplo:
Um projeto precisa de 5 semanas para ser concluído;
Logo, serão 5 sprints de uma semana cada, com 1 entrega por semana (totalizando 5 entregas).
Ao preencher o documento Briefing o professor deverá colocar todas as datas de entregas e os artefatos esperados para que as equipes estejam cientes do que se espera.
Outro documento que precisa ser preenchido é o Contexto. Neste documento o professor adiciona informações complementares que possam auxiliar os estudantes no inicio da sua pesquisa. Este documento deve conter links para entrevistas, documentários, textos ou outros materiais que ajudem as equipes na imersão nos contextos que envolvem o problema. É possível também adicionar informações relacionadas a demanda do cliente, como por exemplo preferências de cor, formato, tamanho e etc. O modelo do documento Contexto pode ser baixado neste link.
Caso você queira ver exemplos preenchidos dos dois documentos, é possível acessa-los em nossa página de exemplos, neste link.
Outro documento que pode auxiliar o professor durante a aplicação da Leve é o Roteiro de Aula. Ele não é um documento obrigatório no entanto pode ser uma ferramenta útil na sala de aula. Ele é uma lista onde aparece em uma coluna o momento da aula e em outra coluna o que cada equipe deve estar fazendo. Assim no decorrer da aula as equipes já sabem o que deve ser feito. Você pode encontrar o modelo do roteiro aqui: neste link
Não deixe de consultar os exemplos dos modelos (eles estão na página Exemplos), eles podem ajudar no preenchimento dos documentos
O Roteiro de aula não é obrigatório mas ajuda muito na organização da sala de aula. Você pode altera-lo de maneira que se ajuste melhor a sua dinâmica em sala de aula.
Nesta etapa, no documento de Briefing são preenchidos os critérios de aceitação do artefato, ou seja: como ele deve estar para estar correto. Estes critérios servirão como base para as avaliações e feedbacks do professor.