Dentro da dinâmica da Leve, a primeira das quatro sprints a serem realizadas recebe o nome de Sprint de Descoberta. Seu objetivo é permitir que os estudantes investiguem e ampliem seu entendimento sobre o projeto. Deste modo as equipes tem uma semana para pesquisar alguns dos elementos que constituem o projeto que irão executar e tomar suas decisões iniciais.
Esta sprint cumpre todas as etapas de uma sprint de execução, ou seja, ela possui Planejamento, Execução, Revisão e Retrospectiva.
Primeiramente os estudantes realizam o Planejamento de como será feita a pesquisa e dividem entre seus integrantes as atividades a serem desenvolvidas. Em Execução cada integrante da equipe realiza o que foi planejado e em Revisão e Retrospectiva os resultados são apresentados.
O artefato a ser entregue no final da Sprint de Descoberta é o relatório de Descoberta. Os elementos constantes neste relatório podem ser definidos pelo professor, no entanto, na Leve recomendamos que o relatório apresente com suporte de imagens, os seguintes achados:
Contexto do cliente: o que o cliente faz, como é o mercado que ele atua, quem é o público alvo.
Concorrentes: quem já resolveu esse problema e como o fez? Quais são os produtos concorrentes, suas qualidades e defeitos.
Direção do projeto: qual caminho a equipe irá seguir? Quais referências vai utilizar e quais as características apresentará em seu artefato.
Estes três elementos irão auxiliar os estudantes durante as sprints de Execução, norteando as decisões do projeto durante a construção do artefato. Recomendamos que a entrega do relatório de Descoberta seja acompanhada de uma breve apresentação feita pela equipe, compartilhando suas descobertas com a turma.
É válido ressaltar que durante a pesquisa de desenvolvimento da Leve, foi observado que os estudantes que obtiveram melhor resultado na Sprint de Descoberta, entregaram melhores resultados na última sprint. Isso destaca a importância e a atenção que o professor precisa direcionar a esta sprint.