Entrevista realizada pelos integrantes do DCE com o projeto de extensão Orion Aerospace Design.
A Orion Aerospace Design é uma equipe da UTFPR - PG que reúne alunos de graduação e mestrado a fim de construir Minifoguetes, Nanosatélites (CubeSats) 2U, desenvolver cápsulas com monitoramento remoto para serem utilizadas em sondas estratosféricas, realizar pesquisas em astrobiologia e projetos de extensão universitária com escolas de nível médio e fundamental.
A equipe é dividida em 6 áreas: administrativo, mecânica, pesquisa, aviônica, computação e extensão.
A Mecânica é responsável pelo desenvolvimento do Minifoguete, cuidando de toda sua trajetória, desde o lançamento até a recuperação. Através de softwares como SolidWorks, MatLab e Open Rocket, é desenvolvido os cálculos estruturais, aerodinâmicos, térmicos e cálculos da balística interna. Também são realizados testes de bancadas para garantir que ele tenha uma trajetória segura e eficaz ao seu objetivo.
O Administrativo tem como função organizar e gerenciar recursos e pessoas da equipe, além de cuidar de toda documentação e meios burocráticos.
A vertente de Pesquisa desenvolve pesquisas no ramo astrobiológico através de experimentos e análises que avaliam os efeitos das condições da estratosfera em biomoléculas e organismos, micro ou macro.
A aviônica é a área responsável por garantir o exercício de projetos aero e espaço navegantes, através de sistemas ativos de controle, energia, telemetria e acionamentos remotos. Essa área está envolvida com projetos de foguetes, sondas estratosféricas e nanossatélites.
A computação é responsável pelo desenvolvimento de software voltados à área aeroespacial e pela infraestrutura tecnológica da equipe. Com foco em simulação computacional, inteligência artificial e processamento de imagens. A maior parte dos projetos da computação é feito usando python com módulos voltados a computação científica, utilizando trello e github para gerenciamento de projetos.
A área de EXTENSÃO tem como objetivo o desenvolvimento de atividades científicas com alunos de escolas de nível fundamental e médio a fim de incentivar a ciência através da construção de nanossatélites da categoria CanSat, Minifoguetes e pesquisas de astrobiologia.
Qual o objetivo principal do projeto?
O Objetivo da equipe é desenvolver, projetar e construir Nano satélites, Minifoguetes e desenvolver sondas estratosféricas com monitoramento remoto para serem utilizadas em balões meteorológicos e através disso gerar tecnologias no ramo aeroespacial. Os protótipos desenvolvidos serão apresentados em competições do ramo aeroespacial, representando a UTFPR-PG nas mesmas.
Alguma curiosidade sobre o projeto?
Uma das curiosidades da equipe é que demos início ao projeto no começo da pandemia do Covid-19. Mais da maioria dos membros não se conhece presencialmente, e o maior desafio principalmente ao longo do ano de 2020 foi manter o engajamento e produtividade, mesmo de forma totalmente remota. Mesmo com a impossibilidade de desenvolver os projetos presencialmente, isso não nos desanimou de dar continuidade, e com isso participamos de duas competições no ano de 2020. A primeira competição foi o CubeDesign, realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos com objetivo de promover o desenvolvimento de tecnologias espaciais no ramo de nano satélites. Nesta, a equipe alcançou o 4° lugar na competição virtual. Outra competição realizada nesse mesmo ano foi a Latin America Space Challenge: Competição latino-americana que ocorre em Tatuí-SP de realização anual com foguetes até 3 km de apogeu. Nesta, a equipe ficou com a 3° colocação geral na competição de altura até 500 metros.
Como os universitários podem fazer parte do projeto?
Os universitários podem fazer parte através do nosso processo seletivo, o qual ocorre entre os dias 06/07/2021 à 20/07/2021. O link de inscrição está na bio do Instagram da equipe.
Todos os cursos da UTFPR-PG podem participar?
Todos os cursos do campus podem participar.
O candidato precisa ter algum conhecimento prévio para participar?
Não precisa ter nenhum conhecimento prévio para participar, apenas força de vontade para aprender todas as capacitações que vamos passar.