O projeto tem como objetivo desenvolver um equipamento munido de uma câmera, capaz de identificar o uso correto de máscara e emitir sinais visuais e sonoros ao detectar a ausência de máscara ou até mesmo o uso incorreto. A identificação e classificação de imagens será realizada por meio de algoritmos de aprendizado de máquinas (Inteligência Artificial).
O equipamento está sendo desenvolvido pelos alunos de graduação Ana Thaynara Geller Kuchinski (Engenharia de Produção), Gian Carlos Medeiros Hackbarth (Engenharia de Produção), Thiago da Silva Teixeira (Ciência da Computação) e pelos engenheiros Gustavo Trudes (Engenheiro Eletrônico) e Mathias Rodrigues da Luz (Engenheiro Eletricista), alunos de pós graduação em Engenharia Elétrica, a nível de mestrado. O projeto é orientado pelo professor Erikson Freitas de Morais (DAINF) e coorientado pelo professor Felipe Mezzadri (DAELE).
Professoras:
Lia Maris Orth Ritter Antiqueira e Elizabete Satsuki Sekine
Bolsistas:
Eloisa Cristina Ramos (pós graduação)
Aurienor de Oliveira Sobrinho (graduação)
Este projeto apresentado pelo grupo de pesquisa CONEA – Conservação da Natureza e Educação Ambiental, prevê o desenvolvimento de protocolos e metodologias que possam ser utilizadas no retorno de atividades presenciais nas escolas públicas da região dos Campos Gerais. Seu foco está direcionado às aulas em espaços não formais (aulas de campo) que são importantes subsídios para o ensino de Ciências.
A instituição parceira onde será implementada a proposta é a Floresta Nacional de Piraí do Sul, Unidade de Conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Neste espaço, assim como em todas as demais UC de uso sustentável no Brasil, estão previstas atividades de ensino com viés de Educação Ambiental e o fluxo de escolas que agendam visitas técnicas ao longo do ano é grande.
Neste sentido, ações que garantam a segurança dos estudantes ao longo do percurso de trilhas e de atividades desenvolvidas em momentos prévios e posteriores (centro de visitantes, auditório e demais espaços), são de extrema importância. A previsão é de que os resultados produzidos neste projeto possam ser replicados em espaços similares que recebem visitas de escolas, incluindo parques, museus ao ar livre e outras UC.
O resultado do projeto será um manual ilustrado com linguagem atrativa/acessível para crianças e adolescentes, explicando sobre importantes cuidados a serem tomados na sala de aula, no preparo para atividades de campo, no deslocamento e principalmente, durante as atividades e campo e no retorno para escola.
O material será impresso e distribuído gratuitamente e será realizada uma oficina de capacitação on line para professores de Ciências e educadores ambientais que se interessem pelo tema.
Diante da pandemia, a Princesa dos Campos, preocupada com a segurança dos clientes, procurou a UTFPR e propôs uma parceria que tem como principal objetivo o Desenvolvimento de um Sistema de Nebulização à frio para desinfecção de interiores de ambientes (salas de aula) e interiores de veículos (ônibus).
O projeto consiste em desenvolver um nebulizador de alta vazão, onde a UTFPR irá desenvolver e fabricar o protótipo junto com os professores e alunos e a Princesa dos Campos irá disponibilizar todo o material necessário para fabricação. O equipamento está sendo desenvolvido pelo aluno de graduação Gustavo Costa (Engenharia Elétrica) e pelo engenheiro eletricista e também aluno de mestrado Paulo Eduardo Monteiro, sob coordenação e orientação do professor Frederic Janzen (DAELE), aluna de graduação de engenharia de bioprocessos e biotecnologia Hézila Dalla Costa, responsável pela validação biológica e o engenheiro eletrônico Gustavo Trudes, colaborador da Princesa dos Campos.