Analisando a importância dos projetos de extensão no ambiente acadêmico, surgiu a ideia da criação de uma equipe de robótica na UTFPR – Campus Ponta Grossa. Em 2015, após meses de pesquisa e conversa com pessoas envolvidas no universo das competições, a DotBotz foi oficializada como a equipe de robótica da UTFPR Campus Ponta Grossa.
A equipe participa de diversas competições organizadas em sua maioria pela Robocore, porém também participa de competições regionais e de integração como por exemplo o desafio AGVs.
Além do âmbito competitivo a equipe possui projetos voltados para a comunidade, como a arrecadação de alimentos, entrega de presentes, doações e a educação infantil, na qual são ministradas aulas de um mini curso de introdução a programação para crianças da rede de pública de ensino.
A DotBotz tem como objetivo a difusão do conhecimento por meio da fabricação de robôs para a participação em competições de robótica regionais, nacionais e internacionais. Com isso, a equipe proporciona a união dos conhecimentos teóricos e práticos envolvidos num projeto de engenharia. Isso envolve diretamente o estudo e aprofundamento em fatores de projeto, busca constante por melhorias e inovação e desenvolvimento de capacidades intrapessoais e interpessoais.
O projeto é dividido em algumas áreas principais, sendo elas: combate, marketing, gestão e autônomos:
Combate: realiza o planejamento, projeto, fabricação e manutenção dos robôs de combate para competições desde o nível regional ao internacional. Nesta área existem robôs de diversas categorias, que são divididas por peso.
Marketing: responsável por promover e divulgar as atividades e imagem da DotBotz perante a comunidade externa, por meio da produção de conteúdos para redes sociais e de eventos. Também é responsável pelo processo de criação, planejamento e desenvolvimento da identidade visual da DotBotz.
Gestão: é a área responsável pelo gerenciamento das pessoas e recursos da equipe, englobando atividades como a seleção, analise e acompanhamento dos membros, controle financeiro, documentação, relação com patrocinadores, planejamento de projetos sociais e demais eventos promovidos pela equipe com a comunidade.
Autônomos: área responsável pelo desenvolvimento de robôs autônomos para participação em competições nacionais e internacionais. Tem como atribuições o dimensionamento de componentes, confecção de circuitos e desenvolvimento de programas e códigos para o controle dos robôs.
A melhor colocação obtida pela equipe foi na Winter Challenge XIV, maior competição de robótica da América Latina, na qual conseguiram o 4º lugar (entre 64 robôs) com um robô de combate da categoria BeetleWeight.
Na IronCup 2019 obtiveram também o 5º lugar com um robô de combate da categoria AntWeight.
PROCESSO SELETIVO
Os processos seletivos da DotBotz são realizados em todo começo de semestre letivo. O processo tem início na fase de inscrições, e depois é realizada uma dinâmica em grupo com os inscritos, essa etapa é seguida de entrevistas individuais. Caso o inscrito seja aprovado, existe um período de trainee (1 mês), no qual o mesmo é avaliado de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos, como rendimento nas tarefas delegadas, proatividade, entre outros.