PS4W - Programa Sabará for Women

PS4W - Programa Sabará for Women

Orientador(a): Cristiane Norbiato Targa

Área e subárea: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação

Resumo: Vivemos hoje na Sociedade da Informação, caracterizada por um mundo altamente globalizado e conectado. Nunca antes na história a sociedade fez tanto uso de computadores, em particular os celulares, como temos feito agora para realizar as mais diversas atividades: entre complexos relatórios até mesmo ações banais como pedir uma pizza. Infelizmente essa pervasividade da computação ainda é desigual: nem todas e todos podem usufruir de seus benefícios, quer seja por falta de poder aquisitivo ou educação de qualidade. Além disso, boa parte das pessoas privilegiadas (porque conectadas) têm várias esferas de suas vidas sob a influência de algoritmos computacionais, os quais recomendam por onde andar, por qual via dirigir, o que visitar, que livro ler, qual filme assistir, com quem conversar, o que comprar etc. Ainda, poucas pessoas entendem como esses algoritmos são programados, e isso afeta de maneira mais incisiva as meninas pois a maioria são desestimuladas a seguir carreira na área da computação e das exatas como um todo. Urge, portanto, empoderar a sociedade no que se refere à programação de computadores para que não apenas tenhamos conhecimento de seu funcionamento como também possamos desenvolver uma autodeterminação algorítmica.

Este projeto pretende levar o ensino de programação e lógica computacional às escolas públicas da cidade de Sabará/MG. Este apresenta-se como um desdobramento do programa de extensão Programa Sabará, realizado pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais campus Sabará e já em andamento em algumas escolas públicas da cidade. O pensamento computacional será desenvolvido utilizando ferramentas específicas para diferentes níveis: no nível básico, serão utilizados os sistemas Logo e Scratch; no nível intermediário, programação de robôs utilizando Lego; e, no nível avançado, sessões de dojô de programação utilizando a linguagem Python. Como forma de avaliação do projeto, serão feitas análises qualitativas e quantitativas para mensurar o impacto dessa ação especialmente na evolução do comportamento e do desempenho das estudantes nas escolas. Espera-se que esse projeto estimule a entrada de mulheres nas áreas exatas, mitigue a evasão escolar e promova uma sociedade mais inclusiva em que o gênero das crianças não continue a predeterminar as profissões de suas futuras adultas.

Escolas Participantes: Escola Estadual Dona Bilu de Figueiredo , Escola Estadual Christiano Guimarães , Escola Estadual Elísio Carvalho de Brito , Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos e Instituto Federal de Minas Gerais campus Sabará.