Meninas.comp: Computação também é Coisa de Menina!

Meninas.comp: Computação também é Coisa de Menina!

Orientador(a): Aletéia Patrícia Favacho de Araújo von Paumgartten

Área e subárea: Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação

Resumo:As áreas de computação e engenharia não parecem ser a primeira escolha para as jovens que, no ensino médio, começam a decidir sobre as suas possibilidades de atuação profissional. Especificamente nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Licenciatura em Computação, a entrada do público feminino limita-se, em geral, a 10% dos estudantes ingressantes, segundo os dados do CESPE/UnB. Todavia, uma pesquisa realizada pela proponente deste projeto e outras professoras da UnB [1], mostrou que as meninas no ensino fundamental ainda colocam a computação como uma possibilidade em suas escolhas, porém, para as meninas do ensino médio essa opção diminui drasticamente.

Diante desta realidade, este projeto tem como propósito apresentar a área de computação de maneira lúdica para as meninas, desde o ensino fundamental até o ensino médio, por meio de oficinas de programação, robótica e matemática. A ideia é revelar o quanto prazeroso é a área de computação, e que o universo da tecnologia também pertence ao mundo das meninas.

É importante mostrar para a sociedade que as meninas não são apenas consumidoras de tecnologia, mas que elas podem produzir tecnologia também. Assim, pretende-se aumentar o interesse das meninas pelas diferentes áreas da computação, em especial pelos cursos de Engenharia da Computação, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Mecatrônica e Engenharia de Software.

Escolas Participantes: CEM Paulo Freire, CEDLAN - Centro de Ensino do Lago Norte, CEF 15 - Centro de Ensino Fundamental 15, CED 7 - Centro Educacional 7, CED Vargem Bonita.