Meninas que Engenham o Futuro

Meninas que Engenham o Futuro

Orientador(a): Taciana Paula Enderle

Área e subárea: Engenharias - Engenharia Elétrica

Resumo:

O projeto Meninas que Engenham o Fututo tem como instituição promotora a UNIJUI em parceria com o CNPq, MCTIC e MEC. O projeto visa colocar em debate a inserção das mulheres na área das engenharias. As ciências exatas e engenharias representam um dos meios que ainda concentram boa parte das vagas para o sexo masculino. Muitos são os anúncios de emprego que estabelecem como pré-requisito do cargo de engenheiro, ser do sexo masculino. Este projeto é uma oportunidade de discussão frente a este contexto. Também é possível demonstrar para as estudantes do ensino básico, seus potencias na área de ciências exatas e engenharias, a qual requer um pensamento multidisciplinar e sustentável. Todas as formas de contribuição são validas para o desenvolvimento, indiferente se esta contribuição é do sexo feminino ou do sexo masculino. Quebrar paradigmas e ocupar espaços que até pouco tempo eram exclusivos dos homens é um meio de para garantir a igualdade.

Visando demonstrar possíveis atuações na área das engenharias, escolheu-se dois temas para serem estudados com alunas e professoras do ensino básico, participantes do projeto, sendo eles: os conceitos de eficiência energética e os conceitos de uso racional da água potável, bem como formas de reaproveitamento e reuso de água. A partir destes estudos, as alunas serão estimuladas a desenvolver projetos para suas escolas, visando a aplicação prática dos conteúdos.

Escolas Participantes: Escola Estadual De Ensino Médio Pedro Meinerz , Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Bráulio de Oliveira , Escola Estadual Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa e Escola Municipal Fundamental Quinze de Novembro.