De meninas às mulheres: Perspectivas, visões e ações Científicas

De meninas às mulheres: Perspectivas, visões e ações Científicas

Orientador(a): Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro

Área e subárea: Ciências Exatas e da Terra - Química

Resumo: As desigualdades de gênero dentro da ciência e tecnologia no oeste baiano ainda são muito acentuadas, na tentativa de extinguir essas diferenças esse projeto está propondo para meninas e mulheres, atividades de pesquisa, extensão e ensino para o Ensino Médio, graduação e para a sociedade.

Nessa perspectiva, foram escolhidas cinco escolas, que se localizam na periferia de Barreiras, com alto índice de vulnerabilidade social para serem contempladas com o projeto. As ações serão implementadas visando a presença das meninas e mulheres nos campos das ciências exatas e tecnologia e para isso a proposta é trabalhar a multidisciplinaridade englobando os cursos de Química, Física e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

O projeto tem como objetivo inserir meninas e mulheres do Oeste da Bahia no mundo científico ligado a Pesquisa, Tecnologia e Educação. Esta proposta visa também consolidar os projetos de pesquisa e extensão, que já estão em andamento, e promover outros projetos que levem o desenvolvimento e a popularização da ciência na região incentivando a participação de meninas e mulheres.

Escolas Participantes: Colégio Estadual de Barreirinhas, Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual Herculano Faria, Colégio Estadual Anibal Alves Barbosa, Colégio Estadual Prisco Viana.