A formação da cultura científica

A formação da cultura científica: meninas aprendendo, mediando e difundindo saberes e práticas em Ciências Exatas e Tecnológicas

Coordenador(a): Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Área e subárea: Ciências Exatas e da Terra - Astronomia e Química

Resumo: Esta proposta visa contribuir para aumentar a presença feminina em (futuras) profissões e cursos voltados à área de Ciências Exatas e Tecnológicas. Ao propor um conjunto de ações, sob uma abordagem integradora e interdisciplinar das Ciências Exatas, intenta-se contribuir para a formação da cultura científica de meninas e mulheres, estudantes da Educação Básica e da graduação, fomentando sua atuação cidadã e crítica como mediadoras em processos de divulgação e difusão de conhecimentos subjacentes às Ciências Exatas e Tecnológicas. Tais ações são concebidas em duas direções complementares e convergentes. Na direção horizontal, é proposto o que denominamos de Integração intraescolar, no qual as bolsistas ICJ (3 por escola), IC (2), lideradas por uma professora ATP-A por escola, promovem ações voltadas aos eixos integradores da proposta, a saber: Experimentação, Aplicativos Computacionais e Ensino de Astronomia. Na direção vertical, propõe-se a Integração Interunidades, por meio da qual realizam-se atividades envolvendo a instituição proponente e as três escolas participantes. Convergente com o objetivo geral proposto, a problemática central desta proposta visa analisar, por meio de alguns instrumentos de recolha de dados ao longo do processo e posterior ao término da vigência, em que medida a participação ativa e mediadora em atividades com foco na divulgação e difusão das Ciências Exatas contribui para a formação da cultura científica de meninas.

Escolas Participantes: Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes , Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela e Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.