Promovendo a inserção de jovens mulheres nas ciências exatas

Promovendo a inserção de jovens mulheres nas Ciências Exatas

Orientador(a): Camila Nicola Boeri Di Domenico

Área e subárea: Ciências Exatas e da Terra - Matemática

Resumo: A participação das mulheres na matemática e em outras ciências vem crescendo aos poucos nas últimas décadas, mas a diferença de oportunidades em comparação com os homens ainda é muito grande. Uma das provas dessa lacuna é o fato de que, de oito prêmios anunciados no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), nenhuma mulher estava entre as vencedoras. Entre pouco mais de 200 oradores do encontro, somente 15% eram do sexo feminino.

De acordo com um relatório da Unesco, as adolescentes não buscam as ciências exatas na mesma proporção que os garotos. E são diversos os motivos por trás disso: desigualdade de gênero, educação sexista, estereótipos de gênero no ambiente escolar, entre outros. Esse comportamento tem repercussões no ensino superior, onde há um desequilíbrio de gênero nos cursos de exatas. Conforme os dados do último ENEM (Inep, 2018), as meninas ainda são minoria nos cursos de graduação em matemática, física, computação e estatística, apesar de 58,6% dos participantes que realizaram as provas serem mulheres. Assim, uma alternativa socialmente responsável para ampliar o número de meninas em cursos de exatas é incentivando-as antes mesmo de ingressarem no ensino superior, quando ainda estão no ensino médio. É neste sentido que justifica-se o presente projeto, cujo foco é o trabalho com meninas de diferentes escolas do município de Francisco Beltrão.

Para tanto, pretende-se fomentar e incentivar a participação das meninas nas ciências exatas e engenharias, por meio do desenvolvimento de diferentes atividades em escolas do ensino médio do município de Francisco Beltrão, Paraná. Neste sentido, o foco do presente projeto será a realização de atividades de iniciação à pesquisa bem como um programa de aulas complementares e diferentes atividades nas escolas participantes, de maneira a despertar nas meninas o interesse pela área de exatas.

A presente proposta envolverá cinco escolas de ensino médio do município de Francisco Beltrão – Paraná. A opção por cinco escolas foi com o objetivo de atender, geograficamente, o maior número de meninas no município. A escolha das mesmas deu-se pelo foco da proposta, que é o desenvolvimento de atividades de iniciação científica direcionadas ao ensino médio, bem como de preparação complementar em exatas, visando o ingresso no ensino superior nesta área.

Dessa forma, ao se propor atividades de iniciação à pesquisa para alunas do ensino médio, bem como programas de aulas complementares de matemática e diferentes ações, tanto nas escolas como no câmpus da universidade, pretende-se aproximar as meninas da educação básica, do ensino superior, na área de exatas. O presente projeto distribuirá 23 bolsas, sendo 3 para acadêmicas de graduação da UTFPR, 5 para professoras das escolas envolvidas e 15 para alunas do ensino médio.

Escolas Participantes: Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy, Colégio Estadual Mário de Andrade, Colégio Estadual Reinaldo Sass, Colégio Estadual Vicente de Carli, Colégio Estadual Industrial.