jun/2022

Desafio 64: Cartão de contacto

Uma folha de papel com tamanho A0 (1189 mm × 841 mm) pode ser reduzida em várias folhas de tamanhos menores dividindo-as em metade, uma ou mais vezes, como mostrado na Fig.1. Quando uma folha A0 é dividida ao meio, torna-se numa A1. Quando a folha A1 é dividida ao meio, torna-se numa A2 e assim por diante. O Adolfo tem oito folhas de papel com tamanhos A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7 e A8. Gostaria de produzir 19 cartões de contacto com tamanho A8. Não quer desperdiçar papel, por isso pretende só usar folhas completas.

Questão:

Quais folhas inteiras deverá o Adolfo utilizar?

Desafio 65: Instruções de programação

O Adolfo acabou de adquirir um robô que o ajudará na realização de algumas tarefas domésticas. Para cumprir os objetivos pretendidos, terá de ser pré-programado, ou seja, terá de receber instruções de programação que interpretará e agirá de forma a realizar determinadas tarefas automaticamente. Essas instruções são inseridas por catões próprios (Fig.1) em orifícios de entrada existentes no robô.

Questão:

Qual das seguintes opções (A, B, C ou D) NÃO poderá ser usada como instrução de programação para o novo robô do Adolfo?

Desafio 66: Codificação de nomes de equipas

O Adolfo ficou responsável pela organização de um torneio de futebol inter-freguesias. Para facilitar a organização e apresentação dos resultados, criou um sistema de codificação de nomes de equipas, utilizando apenas três letras. Este sistema consiste na contagem da ocorrência de letras em cada nome. O código será formado pelas letras com maior ocorrência. Para nomes de equipas que tenham a mesma ocorrência de letras, são usadas as que aparecerem em primeiro. Por exemplo, RECARDAES terá o código EAR (o E e o A aparecem duas vezes, sendo que o E surge antes do A. Como as restantes letras só ocorrem uma vez, acrescenta-se a primeira - R). Outros exemplos: BARRORBA; TRAVASSOAST; TROFATRO. Entretanto, Adolfo deparou-se com um problema: há equipas convidadas de um país estrangeiro que poderão ter o mesmo código (Fig.1).

Questão:

Qual das equipas (A, B, C ou D) não tem o código EAS?

Desafio 67: Robô em queda

O Adolfo está a programar um robô que se move num labirinto vertical (Fig.1). Esse labirinto contém várias plataformas. O robô inicia o percurso na plataforma do canto superior esquerdo, movendo-se para a direita. Quando atinge o final da plataforma, cai na de baixo. Ao pousar numa nova plataforma, muda automaticamente de direção. Percorrendo e caindo das respetivas plataformas, acabará de cair num dos recipientes (A, B, C ou D) colocados na base do labirinto.

Questão:

Identifique o recipiente onde cairá o robô.

Desafio 68: Trabalho de grupo

Para a realização de um trabalho, uma é dividida em quatro grupos. Cada grupo divide as diferentes tarefas entre os seus membros. Cada membro realiza uma única tarefa, mas para a realização dessa pode ser necessário o resultado de tarefas de um ou mais colegas de grupo. Três grupos conseguem terminar o trabalho completo, mas um grupo não consegue. Para perceber a causa desta situação, Adolfo analisou os quatro grupos. Ele descobriu que a maioria dos membros de cada grupo tem que esperar que os seus colegas de grupo concluam as suas tarefas para que possam começar as suas próprias tarefas. Adolfo criou um diagrama para cada grupo (Fig.1) para mostrar as dependências entre os seus membros. Um círculo representa um aluno. Uma seta do aluno 1 para o aluno 2 significa que o aluno 2 tem que esperar que o aluno 1 termine sua tarefa para poder iniciar a sua.

Questão:

Identifique o diagrama que representa o grupo que não terminou o trabalho?

Desafio 69: Cortar tira de autocolantes

O sobrinho do Adolfo está a tentar separar, já há algum tempo, autocolantes que vêm em tiras de 24 (Fig.1). Cansado de tanto trabalho, pediu ajuda ao seu tio. Depois de analisar aquele procedimento, Adolfo informou o seu sobrinho que cortando a tira ao meio, sobrepondo as metades e voltando a cortá-las ao meio, conseguiria separar os 24 autocolantes com alguns cortes.

Questão:

Qual o total mínimo de cortes que terá de fazer o sobrinho do Adolfo para separar os 24 autocolantes da tira?