nov/2021

Desafio 35: Pegadas de animais na cozinha

O Adolfo mudou-se para uma pequena casa que tem perto de um bosque. Ao sair de casa bem cedinho para o trabalho, sem se aperceber, não fechou a porta de forma segura. Quando regressou, depois de um longo dia de trabalho, reparou que o chão da sua cozinha estava repleto de pegadas de diferentes animais do bosque.

Questão:

Quantos tipos de animais diferentes entraram na cozinha do Adolfo?

Desafio 36: Castanheiros

O Adolfo adora castanhas. Perto da sua casa, existem alguns castanheiros. Ele pretende apanhar castanhas todas as manhãs, durante a próxima semana, mas não pode perder muito tempo porque terá de ir para o seu trabalho. Para o ajudar nesta tarefa, desenhou um mapa (Fig. 2) que divide em quadrículas a área a percorrer. O Adolfo não pretende percorrer mais do que três quadrículas para cada apanha de castanhas. E só pode movimentar-se para quadrículas em frente ou ao lado (Fig. 1).

Questão:

Quantos castanheiros ficam por visitar pelo Adolfo?

Desafio 37: Pesagem de sacos

O Adolfo comprou no mercado cinco tipos de leguminosas diferentes: feijão, grão-de-bico, ervilha, amendoim e tremoço. Cada tipo de leguminosa foi colocado em sacos (identificados de 1 a 5). Como o feijão é uma encomenda do seu vizinho, ele pretende identificar o respetivo saco sem o abrir. Sabe que o saco de feijão é o mais pesado de todos. Por isso, decidiu recorrer a uma balança para realizar várias pesagens comparativas. Os resultados estão representados na imagem seguinte.

Questão:

Qual será o saco de feijão que o Adolfo deverá entregar ao seu vizinho?

Desafio 38: Aspersores de água

O Adolfo adora flores. O seu último projeto de jardinagem consistiu na plantação de alguns canteiros de flores no seu jardim (Fig. 2). Para os regar, pretende adquirir alguns aspersores de água para colocar nos canteiros vazios. Cada aspersor pode regar todos os oito canteiros encostados a ele (Fig. 1).

Questão:

Sabendo que o Adolfo pretende que todos os canteiros com flores sejam regados, qual será a quantidade mínima de aspersores que deverá adquirir?