abr/2021

Desafio 9: Jogo da corda

No almoço de Páscoa da família Portela, os primos decidiram realizar o jogo da corda. Para isso, teriam de se dividir em duas equipas. Como não se entendiam relativamente à sua distribuição, pediram ajuda ao tio Adolfo que, imediatamente, registou numa folha de papel os nomes de todos os seus sobrinhos e, entre parênteses, a idade de cada um. Como pretendia criar equipas equilibradas, ficou radiante porque, ao analisar a informação registada, concluiu que conseguiria criar duas equipas com o mesmo número de elementos e o mesmo somatório de idades.

Questão:

Como constituiu o tio Adolfo as duas equipas?

Desafio 10: Indicações até à Escola

Uma equipa de funcionários da C. M. de Águeda tem de colocar sinais nos entroncamentos e cruzamentos com orientações até à escola. A imagem seguinte representa o percurso a sinalizar. Os entroncamentos e cruzamentos estão marcados com letras (A a E). Há 5 sinais, agrupados por tipo (1 a 3). A equipa tem de realizar o trabalho utilizando, apenas, aqueles 5 sinais.


Questão:

Que tipo de sinal deverá ter cada letra?

Desafio 11: Telemóveis descarregados

O António, o Hugo e o Manuel chegaram ao seu local de trabalho com os seus telemóveis completamente descarregados. Eles precisam de os carregar com a maior brevidade possível, mas repararam que só existem dois carregadores no seu local de trabalho.

Questão:

Sabendo que cada telemóvel demora exatamente 1 hora para atingir a carga máxima de bateria, qual será o tempo mínimo necessário para carregar totalmente os três telemóveis, usando apenas aqueles dois carregadores?

Desafio 12: Torneio de padel

Para promoção do padel numa determinada localidade, foram convidados os melhores praticantes nacionais para um torneio amigável de apresentação desta modalidade desportiva. Um jogo de padel envolve sempre um confronto entre duas equipas de pares (dois contra dois). A imagem seguinte apresenta as oito melhores equipas nacionais que irão competir, em jogos a eliminar, até restar um último jogo final que ditará a equipa vencedora do torneio.

Questão:

Quantos jogos serão necessários realizar (incluindo a final) para se encontrar a equipa vencedora do torneio?