ATUALIZAÇÃO:
Face ao desconfinamento gradual no nosso país, a equipa da Mostra de Cinema decidiu adiar novamente em dois meses a 2.ª edição, que agora decorrerá entre 7 e 20 de junho.
Até breve!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estamos em tempos difíceis para todos nós, devido às condições sanitárias atuais impostas pela pandemia COVID-19.
Em tempos difíceis, somos obrigados a tomar decisões difíceis.
Os espectadores da 1.ª Mostra de Cinema Português, certamente recordar-se-ão que o Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e a Associação Alves Redol têm uma lotação de lugares bastante reduzida. Porque queremos garantir condições mínimas de projeção de filmes e abrir a Mostra a um maior número de espectadores possível, bem como utilizar plenamente os espaços associados à Mostra, acabámos por optar em adiar o nosso evento.
Não se trata, de forma alguma, de um adeus mas sim de um até já.
Acreditámos numa melhoria de condições sanitárias para novembro e lançámos a Mostra na altura mais negra possível que foi em abril, em plena pandemia. Sabemos que a cultura é um dos setores mais afetados e, infelizmente, todos estamos a sofrer com isso. No entanto, parece-nos também ser frutuoso em termos criativos, visto que recebemos alguns filmes já com o coronavírus como temática.
Gostaríamos de referir que todos as obras inscritas para a 2.ª edição da Mostra de Cinema Português continuam válidas para as novas datas. Eventualmente, face ao adiamento, poderemos abrir uma nova fase excecional de inscrições. Essa nova fase justifica-se porque o adiamento desta 2.ª edição faz com que a Mostra já só aconteça na Primavera de 2021 e, com isso, é provável que seja a única edição de 2021.
Queremos que os autores mantenham toda a esperança sobre o nosso evento e sobre as suas obras e, assim, prometemos desde já anunciar os filmes selecionados para a 2.ª edição da Mostra de Cinema Português na data em que iria acontecer o nosso evento, no início de novembro.
Muito embora a realização da 2.ª edição tenha de ser pensada de acordo com as condições sanitárias futuras, prevemos desde já que a Mostra de Cinema Português possa decorrer de 8 a 16 de abril de 2021 e apenas faremos novo adiamento caso não tenhamos condições sanitárias para que a Mostra de Cinema Português ocorra nestas datas.
Desde já agradecemos o interesse de todos na nossa Mostra e esperamos ver-vos em breve, em abril de 2021.
Até lá, fiquem seguros e mantenham o cinema português vivo produzindo filmes, indo às salas de cinema e aos festivais de cinema, dentro das regras sanitárias exigidas.
O nosso muito obrigado,
A equipa da Mostra de Cinema Português